Como usar o iPhone como modem

Faltou luz, sua companhia telefônica está louca? Qualquer pessoa pode estar sem internet. Porém, em situações em que temos uma solução em mãos, é o tethering, ou seja, a utilização do smartphone como modem para conectar o computador à rede de dados 3G / 4G / 5G do celular e resolver (no tempo necessário) o problema da ausência de linha.

Claro, o iPhone também tem este valioso recurso "Hotspot Pessoal" com o tutorial de hoje vamos descobrir como usá-lo ao máximo. Apenas uma recomendação muito importante, certifique-se de quanto consumo você tem no seu plano de tarifas, e assim você não encontrará surpresas desagradáveis ​​e terá que pagar muito.

Dito isso, agora vamos aprofundar nossa discussão. Então você está pronto? ótimo, então, no trabalho. Seguindo o conselho que vou dar, você poderá aproveitar ao máximo o seu iPhone, preste atenção em todas as pequenas dicas e por isso .... vamos lá!

índice

Ative o recurso Personal Hotspot no iPhone

Antes de ativar o recurso Hotspot Pessoal em seu iPhone, você precisa se certificar de que seus dados de celular estão configurados corretamente. Abra o aplicativo iOS Settings pressionando o ícone cinza que representa as engrenagens localizadas na tela inicial, selecione o item Mobile na tela que é aberta e verifique se a opção Cellular data está definida como ON. Em seguida, toque no item Opções de dados do celular, pressione o item Voz e dados e decida se deseja navegar em 3G ou 4G (com base no plano tarifário ativo no seu SIM e na cobertura disponível).
 
tagtech50.webp
Agora você está finalmente pronto para usar seu iPhone como um modem. Para continuar, vá para a tela Configurações> Hotspot pessoal e mova a alavanca da opção Hotspot pessoal na tela que se abre para LIGADO. Se você deseja alterar a senha Wi-Fi para a rede gerada pelo seu iPhone, toque no item apropriado (Senha Wi-Fi) e digite a chave sem fio que deseja usar na forma que é proposta a você (que será aquele com o qual você pode conectar outros dispositivos à rede do iPhone).
tagtech51.jpg
Se você estiver usando um iPhone atualizado para iOS 11 ou posterior, poderá habilitar o recurso Personal Hotspot diretamente do Centro de Controle. Para continuar, primeiro acesse o Centro de Controle do iOS (no iPhone 8/8 Plus e anterior, você precisa deslizar de baixo para cima; no iPhone X e posteriormente, você precisa deslizar para baixo a partir do canto superior direito da tela) e toque em Celular (ícone da antena), para ativar a conexão de dados em 3G / 4G.

Depois de ativar a conexão de dados usando o toogle apropriado, pressione longamente (ou com mais firmeza, se a tela do seu iPhone suportar a tecnologia 3D Touch) na caixa do Centro de Controle dedicado à conectividade (aquele localizado no canto superior do esquerda) e, em seguida, toque no botão Hotspot pessoal: o botão em questão ficará verde, demonstrando que a operação foi bem-sucedida.
tagtech52.jpg
Se sua operadora de telefonia aplicar sobretaxas ao tethering, você pode desbloquear o iPhone e instalar o TetherMe "tweak" do Cydia ($ 4,99), que é instalado nas configurações do iOS e permite que você contorne as restrições das operadoras que aplicam sobretaxas ao tethering (atualmente nenhuma das principais operadoras brasileiras) ativando a opção Substituir fonte de dados.
Depois de habilitar a função Personal Hotspot no iPhone, tudo que você precisa fazer é conectar seus dispositivos à rede que você gerou: no capítulo seguinte explicarei como fazer isso.

Conecte os dispositivos à rede do iPhone

tagtech53.jpg
 
Conectar outros dispositivos à rede gerada pelo iPhone é muito simples. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a rede do iPhone de [nome] em seu computador ou qualquer outro dispositivo que deseja conectar à rede do iPhone e digitar a senha que você definiu durante a configuração em seu "iPhone". Aqui está em detalhes como proceder nas várias plataformas.
- No Windows, basta clicar no ícone de rede localizado próximo ao relógio do sistema, selecionar a rede sem fio do iPhone, pressionar o botão Conectar e inserir a senha da rede.

- No macOS, clique no ícone da rede Wi-Fi localizado próximo ao relógio do sistema (canto superior direito), selecione a rede Wi-Fi gerada pelo iPhone no menu que se abre e digite a senha da rede.

- Em dispositivos Android, acesse o menu Configurações, selecione o ícone Wi-Fi, escolha a rede do iPhone na tela que se abre e digite a senha da rede.

- No iOS, vá para o menu Configurações> Wi-Fi, selecione a rede do iPhone na tela que se abre e digite a senha relevante.
Nota: todos os modelos mais recentes de Mac e iPad permitem que você use o iPhone como um modem sem ativar a função específica nas configurações do telefone. Enquanto o smartphone estiver ao alcance de um desses dois dispositivos, o ponto de acesso aparecerá automaticamente na lista de conexões disponíveis. A compatibilidade desta função é garantida em todos os Macs após 2012 e atualizada para OS X Yosemite ou superior e em todos os iPhones e iPads equipados com iOS 8.1 ou superior. Para aproveitar as vantagens dessa ação, lembro que os dispositivos Apple compatíveis devem estar próximos ao iPhone que você deseja usar como modem e devem ter conexões Wi-Fi e Bluetooth ativas.

Depois que um dispositivo é conectado à rede Wi-Fi gerada pela conexão de dados do seu iPhone, uma faixa azul aparecerá na parte superior da tela do seu iPhone, na qual as palavras Hotspot pessoal: [N] conexões aparecerão. Pigiandoci acima você pode ir diretamente para as configurações do sistema relativas ao gerenciamento da função Hotspot Pessoal.
tagtech54.jpg
Por mais inconveniente que seja, ressalto também que também é possível usar o iPhone como modem via USB ou Bluetooth (ao invés de conexão Wi-Fi). No primeiro caso, você precisa conectar o iPhone ao computador via cabo USB e escolher o iPhone na lista de serviços de rede disponíveis. No segundo, entretanto, você precisa emparelhar o iPhone ao computador usando as configurações de Bluetooth do PC, após o que você precisa digitar o código de segurança exibido no PC no iPhone e conectá-lo a este último. Novamente, essas são duas opções muito estranhas - é muito mais fácil gerar uma rede sem fio e usá-la.

Também lembro que se você quiser evitar que seu computador se conecte automaticamente ao ponto de acesso do iPhone (quando este estiver em operação), antes de se conectar à rede "iPhone por telefone" pela primeira vez, você deve remover a marca de seleção do item relacionado ao armazenamento de senhas. É tarde demais? Você já permitiu que seu PC armazene a senha do ponto de acesso do iPhone? Veja como consertar.
- Se você usa o Windows, clique no botão Iniciar (o ícone de bandeira localizado no canto inferior esquerdo da tela), pesquise por Painel de Controle no menu que se abre e acesse o painel de controle clássico selecionando o primeiro resultado da pesquisa e vá para Rede e Internet> Centro de Rede e Compartilhamento. Na janela que se abre, clique no item Gerenciar redes sem fio localizado na barra lateral esquerda, selecione a conexão do iPhone de [nome] e pressione o botão Remover. Desta forma, o PC “esquecerá” a conexão.

- Se você tiver um Mac, abra o aplicativo Keychain Access (que deve estar na pasta Outros do Launchpad), selecione os itens Sistema e Senha na barra lateral esquerda, clique com o botão direito do mouse no nome da rede do iPhone de [nome] e escolha o entrada Excluir do menu que aparece.
Alternativamente, você pode simplesmente alterar a senha do ponto de acesso no iPhone em Configurações> Ponto de Hotspot> Senha do Wi-Fi e você tornará impossível conectar-se automaticamente a todos os dispositivos que haviam armazenado anteriormente sua chave sem fio.

Desativar ponto de acesso pessoal no iPhone

tagtech51.jpg
 
Para desabilitar a função de ponto de acesso do iPhone e desconectar todos os dispositivos conectados à sua rede sem fio de uma vez, basta voltar ao menu Configurações> Celular> Hotspot pessoal no telefone e mover a alavanca localizada ao lado da opção Hotspot pessoal para DESLIGADO.

Se desejar, você pode acelerar a operação tocando na faixa azul localizada na parte superior da tela e, uma vez nas configurações do iOS, mova a alavanca do interruptor localizada perto do texto Personal Hotspot para OFF.

Se o seu iPhone for atualizado para o iOS 11 ou posterior, você também pode prosseguir no Centro de controle. Tudo o que você precisa fazer é lembrar o último (no iPhone 8 / 8Plus apenas deslize de baixo para cima; enquanto no iPhone X e posteriormente deslize para baixo a partir do canto superior direito) e pressione o botão Celular (o ícone de antena branca em um fundo verde) para interromper a conexão de dados e compartilhamento de rede ou o botão Hotspot pessoal (o ícone da cadeia branca sobre fundo verde), de modo a desabilitar apenas a função em questão.
AG.png

Tecnologia Fácil