Como conectar o smartphone ao PC

Você está tentando conectar o smartphone ao computador, mas não consegue? Bem, esse é um problema bastante comum, nada com o que se preocupar. Na maioria dos casos, para conectar o smartphone ao PC, basta procurar o software certo na Internet e instalá-lo no computador: duas operações muito simples e que demoram muito pouco para serem colocadas em prática. Eu diria, portanto, para não se perder muito em conversa fiada e agir imediatamente.

Reserve cinco minutos de tempo livre e tente seguir as instruções que vou lhe dar, para que você descubra como conectar seu smartphone ao PC (ou Mac), independentemente do modelo de smartphone Android ou iPhone que você possui. No final do procedimento, você poderá acessar os arquivos na memória do telefone, usá-lo como um modem e realizar um grande número de operações adicionais.

As instruções que você está prestes a ler se aplicam a todas as versões mais recentes do Windows e do macOS. A versão do sistema operacional instalado no smartphone é irrelevante para o procedimento. Tudo o que você precisa fazer é arregaçar as mangas e agir. Boa leitura e divirta-se!

índice

Como conectar o smartphone ao PC com cabo USB

tel.webp
 
O primeiro método que recomendo para conectar seu smartphone ao PC é através do cabo USB, que você sempre encontra na embalagem de venda do seu aparelho. Embora possa parecer menos prático ter que conectar um cabo USB entre smartphone e PC, é um dos métodos mais práticos e rápidos de usar, especialmente quando se trata de transferir grandes quantidades de arquivos. Então, vamos ver como conectar o smartphone ao PC com o cabo USB.
tagtech 01.webp
 

Android

Se você tiver um smartphone Android, tudo o que você precisa fazer é conectar o dispositivo ao PC via cabo USB-C ou micro-USB, dependendo da porta do telefone.

Se você estiver usando um PC com Windows 8 e posterior, assim que o smartphone for conectado ao PC via cabo USB, o sistema instalará automaticamente os drivers necessários. Depois de instalar os drivers, basta baixar a cortina de notificação no smartphone, tocar na notificação de conexão USB e, no menu de seleção, selecionar o modo MTP ou Transferência de dados. Em poucos segundos o smartphone estará conectado ao PC e você poderá gerenciá-lo como se fosse uma memória externa qualquer, para que possa transferir arquivos, modificá-los ou excluí-los.

Se, por outro lado, você tem um PC com Windows 7 ou anterior, você deve necessariamente instalar os drivers USB do seu dispositivo, que podem ser encontrados no site oficial do fabricante fazendo uma pesquisa no Google (por favor, não entre em contato com terceiros- sites de festas ou você pode encontrar malware). Se você não encontrar os drivers de que precisa, tente instalar os drivers genéricos do Android feitos pelo Google. Para todos os detalhes, você pode ler meu tutorial sobre como conectar o Android ao PC.
Tagtech 02.webp
Como você diz? Você usa um Mac? Nesse caso, basta baixar e instalar o aplicativo Transfer Android File. Uma vez instalado, sempre que você conectar seu smartphone Android ao Mac, o aplicativo será iniciado automaticamente e mostrará o conteúdo da memória interna e do microSD (se houver) do seu dispositivo. Novamente, você pode facilmente transferir arquivos, editar ou excluí-los.

Para obter mais informações, você pode dar uma olhada no meu tutorial sobre como transferir arquivos do Android para o Mac.

iPhone

Se você tiver um iPhone, poderá conectá-lo ao PC usando o cabo Lightning dentro da embalagem.

Se você usa Windows, para que o dispositivo seja reconhecido pelo PC você deve usar o software Apple iTunes, disponível para download na Microsoft Store do Windows 10 e Windows 11. Se, por outro lado, você tiver um PC com Windows 7 ou antes, você deve necessariamente fazer o download do iTunes do site da Apple na web, pois a Microsoft Store não está presente nessas versões do Windows. Para instalar o iTunes  Mais informações aqui.

Agora tudo o que você precisa fazer é abrir o iTunes, clicar no botão Aceitar para aceitar o contrato de licença e aguardar o carregamento do aplicativo. Em seguida, desbloqueie seu iPhone via Face ID ou Touch ID e toque no botão Autorizar no pop-up que aparece na tela: para confirmar a operação, insira o PIN de desbloqueio do seu iPhone e clique no botão Continuar no pop-up que aparece no seu PC. Bem, agora seu iPhone está conectado ao seu PC e a partir daqui você pode gerenciar facilmente qualquer aspecto do dispositivo. Mais informações aqui.

Você também pode acessar algumas pastas no armazenamento interno do iPhone usando o Gerenciador de Arquivos; por exemplo, a pasta DCIM contém as fotos salvas no dispositivo. Mais informações aqui.
 
tagtech 03.jpg
Se, por outro lado, você estiver usando um Mac, o procedimento torna-se realmente muito fácil, basta conectar seu iPhone ao Mac e tocar no botão Autorizar do pop-up que aparece na tela do iPhone: para confirmar a conexão, digite o PIN de desbloqueio do seu iPhone.

Para gerenciar arquivos do iPhone, a partir do macOS 10.15 Catalina, você pode usar o Finder diretamente, então tudo que você precisa fazer é abri-lo e clicar no item iPhone na barra lateral: em alguns segundos uma tela de resumo será aberta. Seu iPhone, a partir do qual você pode gerenciar todos os aspectos do dispositivo, incluindo atualizações, backups e muito mais. Se, por outro lado, estiver usando uma versão mais antiga do macOS, você precisará abrir o aplicativo iTunes, que encontra instalado como "padrão" no sistema operacional.

Como conectar o smartphone ao PC sem cabo

tagtexh04.webp
 
Você é o cara que realmente odeia ter que usar cabos novamente, então você está se perguntando como conectar smartphones a PCs sem um cabo, certo?

Não se preocupe, não é muito difícil, mesmo se você não estiver familiarizado com tecnologia. A seguir, mostrarei passo a passo como conectar smartphones a PCs com Windows 10 e superior ou Mac. Quer você tenha um smartphone Android ou um iPhone, verá que será realmente muito fácil.

Android

tagtech05.jpg
 
Você tem um smartphone Android, mas não tem absolutamente nenhuma ideia de como conectar seu smartphone ao PC sem um cabo. Calma, é para isso que estou aqui. Você deve saber que a partir do Windows 10, a Microsoft integrou um recurso chamado My Phone que permite que você seja capaz de conectar um smartphone Android ao seu PC via wi-fi.

Como você diz? Você não sabia de nada e agora mal pode esperar para descobrir como funciona? Eu imaginei, então diria para não perder mais tempo e continuar lendo.

A primeira coisa a fazer é instalar o aplicativo Complement de seu telefone no smartphone Android, disponível tanto na Play Store quanto em lojas alternativas para aparelhos sem Play Store: para instalar, procure no market default do seu aparelho , pressione seu ícone (ou link diretamente para um dos links de download que eu dei a você há pouco, para fazer primeiro) e pressione o botão Instalar.

Em seu PC com Windows, clique no botão Iniciar, reconhecível pelo ícone de uma bandeira e abra o aplicativo Configurações, reconhecível pelo ícone de uma engrenagem. Em Configurações do Windows, clique no item Bluetooth e dispositivos e, a seguir, no item Seu telefone. Em alguns segundos, o aplicativo Seu telefone será aberto. Em seguida, clique no botão Iniciar e, em seguida, clique em Associar a um código QR: um código QR aparecerá na tela do PC para digitalizar. Agora abra o aplicativo que você acabou de baixar em seu smartphone, toque em Conecte seu telefone e PC e escaneie o código QR em seu PC com a câmera do smartphone.

Uma vez conectado, toque no botão Permitir no pop-up que aparece na tela para fornecer todas as permissões necessárias, enquanto clica no botão Continuar e, em seguida, clique em Iniciar no seu PC. Parabéns! Agora o seu smartphone está conectado ao seu PC com Windows sem um cabo e você pode realizar qualquer atividade diretamente do PC, inclusive usando os aplicativos que instalou no seu smartphone. Conveniente, certo?
tagtech06.webp
Se, por outro lado, você está usando um Mac e deseja conectar seu smartphone Android sem um cabo, a única coisa que você pode fazer é trocar arquivos sem fio entre o telefone e o computador. Existem muitos serviços e aplicativos dedicados a esse fim, mas meu conselho é usar o Snapdrop: um serviço web que permite conectar dois dispositivos um ao outro sem a necessidade de um cabo, o importante é que eles usem o mesmo Wi- Fi; pode ser muito conveniente conectar seu smartphone ao PC sem um cabo e transferir rapidamente qualquer tipo de arquivo.

Tudo que você precisa fazer é se conectar ao site snapdrop.net através do navegador do seu dispositivo Android e seu Mac. Depois de abrir a página da web do serviço em ambos os dispositivos, você verá o nome do seu Mac aparecer no seu smartphone e o nome do seu smartphone no Mac.

Se você deseja transferir um arquivo do seu smartphone para o Mac, basta clicar no nome do Mac e escolher o arquivo a enviar, enquanto se quiser fazer exatamente o contrário, basta clicar no nome do seu smartphone e escolha qual arquivo enviar. Em ambos os casos terá que tocar (no smartphone) ou clicar (no PC) no botão Salvar para aceitar e salvar o arquivo enviado. Ressalta-se que a transferência ocorre via rede local, portanto de forma segura e com alta velocidade, sem passar por um servidor nuvem.

iPhone

tagtech07.png
Você tem um iPhone e gostaria de conectá-lo ao PC sem usar um cabo, talvez porque não possa encontrá-lo ou por simples conveniência. Bem, você deve saber que pode conectar seu iPhone ao iTunes sem a ajuda de um cabo, usando a conexão wi-fi.

Se você tiver um PC com Windows, a primeira coisa que precisa fazer é certificar-se de que o iTunes está instalado; caso contrário, você pode seguir as instruções que lhe dei no capítulo anterior. Agora abra o iTunes no seu PC e conecte o iPhone ao PC através do cabo lighting (conexão necessária apenas na primeira vez), toque no botão Autorizar que aparece na tela do iPhone e digite o código de desbloqueio. Assim que a conexão for feita, na guia Resumo do seu iPhone, coloque a marca de seleção ao lado do item Sincronizar com o iPhone via Wi-Fi, clique no botão Aplicar e, em seguida, no botão Concluir no canto inferior direito.

Agora, ao remover o cabo USB, você notará que o iPhone ainda permanecerá conectado ao PC e poderá usar quase todos os itens do menu lateral do iTunes, incluindo a capacidade de copiar e sincronizar dados entre o seu dispositivo e seu PC. Infelizmente, por meio da sincronização de Wi-Fi, as funções relacionadas à atualização e restauração do dispositivo são desativadas, o que só está disponível por meio de uma conexão com fio.

Mesmo se você tiver um Mac, as mesmas informações que forneci anteriormente sobre o PC com Windows ainda se aplicam. Porém, se você possui um Mac com macOS Catalina ou sistema operacional superior, não precisará mais abrir o iTunes, mas apenas abrir o Finder e gerenciar o iPhone através do menu deste último.
 
tagtech08.jpg
Além disso, se você só precisa trocar arquivos rapidamente, no Mac você também pode usar a conveniente função AirDrop que permite a transferência rápida de arquivos entre o iPhone e um Mac sem o auxílio de cabos: será suficiente que ambos os dispositivos tenham o Bluetooth conexão e wi-fi ativos.

Para ativar o AirDrop no Mac, abra o Centro de Controle na parte superior e direita e certifique-se de que os interruptores Bluetooth e Wi-Fi estejam ativos; caso contrário, ative-os clicando em ambos. Posteriormente, novamente a partir do Centro de Controle, clique no botão AirDrop para ativá-lo e clicando na seta ao lado dele, escolha se deseja permitir a pesquisa para Todos ou Apenas os contatos no pequeno menu que aparece.

Agora pegue seu iPhone e abra o Control Center deslizando para baixo a partir do canto superior direito em dispositivos com ID Facial ou deslizando de baixo para cima em dispositivos com Touch ID. Na Central de Controle, dê um longo toque na caixa relativa aos controles de rede e ative o Wi-Fi, Bluetooth e toque no botão AirDrop: no menu que aparece na tela, escolha o item Apenas contatos ou Todos, exatamente como feito anteriormente no Mac.

Agora, tudo o que você precisa fazer é escolher qualquer arquivo que deseja transferir do seu iPhone para o Mac, tocar no botão de compartilhamento e no ícone do AirDrop: na próxima tela, selecione o nome do seu Mac e aguarde a transferência do arquivo. Se, por outro lado, você deseja transferir um arquivo do Mac para o iPhone, a operação é quase idêntica: clique com o botão direito do mouse no arquivo a ser transferido, clique no item Compartilhar do menu de contexto e escolha o item AirDrop. Agora basta clicar no nome do iPhone para o qual enviar o arquivo e clicar no botão Enviar. Para obter mais informações, sugiro que você dê uma olhada em meu tutorial sobre como funciona o AirDrop.

Por fim, lembro que em aparelhos Apple também é possível usar o iCloud Drive, serviço de armazenamento em nuvem da Apple que permite sincronizar arquivos entre iPhone, iPad e Mac (mas também PC com Windows, instalando o cliente apropriado ou visitando a web painel) diretamente na nuvem, que você pode acessar a qualquer momento. Para mais informações, dê uma olhada em meu tutorial sobre o assunto.

Como conectar o smartphone ao PC para a Internet

Sua conexão doméstica com a Internet não está funcionando, mas você precisa usá-la no seu PC para funcionar. No seu smartphone você tem um SIM com um plano de dados que realmente inclui muitos GB para a Internet: é por isso que você está se perguntando como conectar o smartphone ao PC para a Internet, para que possa usar temporariamente a rede de dados do seu smartphone até mesmo no seu PC.

Sem problemas, abaixo vou mostrar como usar a função hotspot para poder criar uma rede Wi-Fi real a partir de seu smartphone, tanto Android quanto iPhone, à qual você pode se conectar de seu PC, dando-lhe a possibilidade de navegar novamente .
 
 

Android

tagtech09.jpg
Você tem um smartphone Android e quer entender como usar a função de hotspot para poder conectar seu PC (ou qualquer outro dispositivo) à Internet novamente. Em primeiro lugar, certifique-se de ter ativado a rede de dados em seu smartphone, então abaixe a cortina de notificação deslizando para baixo e verifique se o botão relativo está ativo: caso contrário, basta tocar no botão chamado Dados de conexão / dados móveis.

Depois de fazer isso, abra o aplicativo Configurações, toque em Conexões e, em seguida, em ponto de acesso Wi-Fi e tethering. Em algum outro smartphone Android, você terá que tocar no item Rede móvel e, em seguida, em Hotspot pessoal.

Em primeiro lugar, sugiro que você toque no item Senha para descobrir qual senha usar para se conectar à rede: se a gerada automaticamente for muito complicada, você também pode alterá-la e escolher uma mais fácil de lembrar. Por fim, defina a alavanca de ativação do item Roteador Wi-Fi / Hotspot pessoal para ON. Em poucos segundos o smartphone criará uma rede Wi-Fi que você pode acessar de qualquer dispositivo, exatamente como se fosse um roteador Wi-Fi.

Como você diz? O seu PC não possui um módulo de conexão Wi-Fi? Não tem problema, neste caso você pode usar a função Tethering USB, basta conectar o smartphone ao PC através do cabo USB que você encontra na embalagem do smartphone, o mesmo que você costuma usar para recarregá-lo. Depois de fazer isso, abra o aplicativo Configurações, toque em Conexões e depois em Roteador Wi-Fi e tethering. Neste caso, basta colocar a alavanca de ativação relativa ao item Tethering USB em ON: em poucos segundos o PC estará conectado à Internet, como se você estivesse usando uma conexão normal via cabo Ethernet. Mais informações aqui.

iPhone

tagtech10.jpg
 
Você tem um iPhone e gostaria de usá-lo como roteador Wi-Fi para o seu PC para poder aproveitar o plano de dados do seu SIM? Não tem problema, o procedimento a seguir é realmente muito simples, garantido.

Em primeiro lugar, certifique-se de que a conexão de dados no seu iPhone está ativa, então abra o aplicativo Configurações, toque no item Celular e certifique-se de que a alavanca de ativação relacionada ao item de dados Celular está LIGADA. Agora toque na seta no canto superior esquerdo para voltar e toque em Hotspot pessoal. Nesta tela, toque no item de senha Wi-Fi para alterar a gerada automaticamente (se desejar) e defina a alavanca de ativação relacionada ao item Permitir que outros acessem para LIGADO. Se você tiver um Mac recente, observe que o ponto de acesso do seu iPhone deve estar visível mesmo se você não ativar a função apropriada no menu "iPhone por".

Para aproveitar as vantagens da conexão de dados do iPhone no seu PC, basta selecioná-lo na lista de redes Wi-Fi do seu PC e inserir a senha necessária, exatamente como se fosse um roteador Wi-Fi normal. Alternativamente, você pode emparelhar o iPhone ao PC via Bluetooth ou via cabo USB: neste último caso, uma vez que o iPhone esteja conectado via cabo, você terá que tocar no botão Autorizar que aparece na tela e inserir o código de desbloqueio se é necessário. Mais informações aqui.

Como conectar o smartphone ao PC com tela quebrada

tagtech11.webp
 
Você fez um verdadeiro "desastre", seu smartphone caiu no chão. Resultado? Tela quebrada e agora você tem o problema de querer tentar fazer um backup de todos os dados dentro dela, então você está se perguntando como conectar smartphone a PC com tela quebrada.

Infelizmente, neste caso, não existe um método universal que você possa usar, uma vez que as variantes envolvidas são verdadeiramente múltiplas. Se o seu smartphone tem uma tela quebrada, mas ainda funcional tanto no lado visual quanto no lado da tela de toque, você pode usá-lo "normalmente" e depois conectá-lo ao PC usando um dos métodos que expliquei a você nos capítulos anteriores.

Se, por outro lado, a tela sensível ao toque parou de funcionar, as coisas se tornam mais críticas. Se você tiver um dispositivo Android com suporte para OTG, pode tentar usar um adaptador USB OTG de micro USB / Type-C para USB-A para conectar um mouse com cabo ou receptor RF através do qual você pode gerenciá-lo por meio de um ponteiro, como se fosse um PC. Encontre mais informações em meu tutorial sobre o assunto.

Se, por outro lado, você tem um iPhone, não há nada que possa fazer a não ser alterar a tela. Lembre-se, no entanto, que se você sempre faz backup via iCloud ou costuma fazer manualmente via iTunes / Finder, seus dados já estão salvos e você sempre pode restaurá-los em seu dispositivo mais tarde ou se comprar um novo iPhone.