Android TV Box: como funciona

A ideia de ter uma TV que pode fazer tudo o que você quer incomoda muito, mas você não pode ou não quer gastar uma fortuna para comprar uma Smart TV? Na verdade, não posso culpá-lo, e tenho certeza que alguém já mencionou uma solução mais barata e compacta que você pode usar até mesmo em uma TV que não seja inteligente: estou falando de uma caixa de TV Android.

Mas aposto que antes de arriscar esta compra, você quer ter ideias claras sobre como funciona uma caixa de TV Android, o que você pode (ou não) fazer com ela e, acima de tudo, como essa categoria de dispositivos pode ajudá-lo a respirar novo vida em sua TV. Bom, fico muito feliz em dizer que você acabou no lugar certo, em um momento que não poderia ser melhor: aliás, nas falas abaixo, vou te ajudar a entender como funcionam as Android TV Boxes, como elas são feitos, como você pode conectá-los à sua TV e, acima de tudo, vou explicar tudo que você precisa saber para escolher o melhor para você.

Não se preocupe, você não precisa ser um gênio para entender tudo o que tenho para lhe dizer, por outro lado, Android TV Boxes são dispositivos que você de alguma forma já conhece, principalmente se você já possui um smartphone ou tablet Android; sim, porque o sistema operacional é o mesmo, com mais algumas adições especificamente dedicadas à visualização de conteúdo digital. Agora é só ficar quieto, tirar uns minutos pra você e seguir minhas dicas e minhas explicações sobre o mundo dos Android TV Boxes: ao final da leitura tenho certeza que você saberá tudo o que precisa para fazer o primeiros passos por conta própria dentro deste mundo. Posto isto, só posso desejar-lhe uma boa leitura e boa diversão!

Índice

O que é um Android TV Box

tagtech155.jpg
 
Como eu disse há pouco, o mundo dos Android TV Boxes não deveria assustá-lo porque, mesmo que você ainda não tenha percebido, é algo que você já conhece! Você pode pensar em uma caixa de TV como um computador em miniatura realmente compacto, que se conecta à TV usando o cabo HDMI: é como se a TV se tornasse apenas um monitor, porque uma vez que a caixa de TV é conectada e ligada, é exatamente isso . 'por último a atuar como o "cérebro" da TV e fornecer as funções que você procura.

Normalmente, as caixas de Android TV parecem pequenas caixas retangulares achatadas, que não ocupam muito espaço, por isso podem ser facilmente conectadas perto da TV. Alguns deles podem ter uma estética mais extravagante, ou ser do tamanho de um console de videogame doméstico: geralmente as caixas de TV grandes pertencem ao segmento mais sofisticado do mercado; algumas caixas de TV Android são equipadas com um pequeno display LCD que mostra as principais informações (data, hora e status de ativação).

Por se tratarem de dispositivos que devem ser conectados à TV e projetados para serem controlados remotamente, as Android TV Boxes - assim como as TVs - quase sempre são equipadas com controles remotos, às vezes com algumas teclas essenciais, outras com um painel de controle real. Mas não se assuste se o controle remoto de sua caixa de TV tiver poucos botões: graças à tecnologia HDMI-CEC, quase todas as caixas de TV Android podem ser controladas com o mesmo controle remoto da TV ou via Wi-Fi graças a aplicativos especiais. Falarei nos parágrafos seguintes). Por ser um computador pequeno, até a TV Box possui um sistema operacional e, como o nome sugere, as Android TV Boxes são equipadas com um sistema operacional… Android! Sim, exatamente o que você aprendeu com smartphones, tablets e algumas Smart TVs!

Tenho certeza que, a esta altura, você está se perguntando o que pode fazer com um Android TV Box: Digo logo que um mundo pode se abrir, porque tal dispositivo permite que você faça tudo! Especificamente, é possível usar uma TV Box para assistir vídeos de drives externos, pen drives, rede ou caminhos de streaming, ver fotos e imagens, ouvir música, jogar, navegar na Internet e, em geral, tudo o que você faria com qualquer dispositivo Android, incluindo aplicativos, com a vantagem de usar uma tela muito maior.

Recursos de hardware

tagtech156.webp
 
Quando eu disse antes que um Android TV Box é, na verdade, um pequeno computador, não o fiz por acaso: assim como os PCs, esses dispositivos também têm componentes internos que os distinguem e que podem fazer a diferença. Android TV Box de alto desempenho e uma Android TV Box de altíssimo desempenho. A primeira coisa a ter em conta é o chipset, que é a parte fundamental da TV Box que contém o processador, a unidade de processamento gráfico (GPU) e todos os componentes que permitem o seu funcionamento.

Quase sempre existem TV Boxes com chipsets Amlogic, Rockchip, Realtek ou Intel Atom no mercado, porém a diferença entre os desempenhos não é dada pela marca, mas pelo processador montado no chipset: via de regra, mais Core um processador possui , quanto mais alta for sua velocidade em GHz, melhor será o desempenho que ele pode oferecer. Outro parâmetro muito importante para a velocidade do Android TV Box é a quantidade de memória RAM: como essa memória atua como um "elo" entre a memória interna e o processador e deve conter os aplicativos em execução, posso garantir que em princípio quanto mais RAM estiver presente, mais rápida será a troca entre um aplicativo e outro, bem como a execução dos próprios aplicativos.

A memória interna é do tamanho do "disco" encontrado no Android TV Box: normalmente é uma memória flash e, para a utilização desses dispositivos, não deve ser excessivamente grande; no entanto, considere que, se você deseja instalar muitos aplicativos, deve considerar uma caixa de TV com uma memória grande o suficiente.

Como a Android TV Box é um dispositivo que na verdade é usado para conectar a TV à Internet, também é importante considerar o lado da conectividade: no mercado existem caixas de TV equipadas com conectividade com cabo Ethernet e Wi-Fi, com conexão interna ou antenas externas (que definitivamente têm melhor recepção), e com suporte para redes WiFi de 2,4 GHz e redes de 5 GHz (mais rápidas que as redes clássicas de 2,4 GHz e com um sinal mais limpo).

Muitas TV Boxes também integram suporte para Bluetooth, graças ao qual é possível conectar, entre outras coisas, teclados e mouses sem fio; as portas USB (2.0 e 3.0) para conectar discos externos, o slot microSD, a porta HDMI para conectar ao monitor e o conector de 3,5 ″ para fones de ouvido ou alto-falantes externos são obrigatórios. Algumas caixas de TV Android, especialmente as de última geração, têm saídas de vídeo Mini DisplayPort, soquetes compostos e entradas SATA / eSATA. Além disso, existem caixas de TV equipadas com HDMI In para gravar o que é reproduzido por dispositivos HDMI, como decodificadores de satélite / TDT ou computadores.

Recursos de software

tagtech157.jpg
 
Como já mencionei antes, as Android TV Boxes são equipadas com o sistema operacional Android, na verdade, com tudo o que vem junto: compatibilidade com apps, possibilidade de usar todas as funções do sistema, possibilidade de configurar HDMI-CEC ( que permite controlar o Android TV Box através do controle remoto da TV), margem de personalização bastante grande e assim por diante.

Embora o sistema operacional básico seja o mesmo, a aparência da interface instalada fica inteiramente a critério do fabricante: há TV Boxes equipadas com Android "clássico" com interface para tablet, outras com interface customizada adaptada para uso via controle remoto (com botões muito grandes, tela inicial personalizável com links para os aplicativos e funções usados ​​com mais frequência, etc.) e outros, especialmente se forem de última geração, equipados com o sistema operacional Android TV do Google.

Para permitir a personalização e instalação de alguns aplicativos específicos, vários fabricantes (especialmente os chineses) adicionam permissões de root no sistema operacional instalado. Outro aspecto muito importante a considerar, no que diz respeito ao software, é o suporte para os diversos formatos de vídeo disponíveis para a reprodução de conteúdos multimídia, além dos clássicos SD, HD e Full HD (que suportam praticamente todos os Android TV Boxes modernos): abaixo vou listar os mais importantes.
- HEVC ou H.265 - é um formato de compressão padrão, sucessor do H.264 / MPEG-4, que duplica a taxa de compressão de dados, ao mesmo tempo que garante qualidade de imagem superior e suporte para resoluções de até 8192 x 4320 pixels.

- HDR - também conhecido como High Dynamic Range, é uma tecnologia que melhora a visualização de detalhes em cenas particularmente escuras ou claras, graças a uma melhor visualização de luzes e sombras. Para aproveitar o HDR, além da compatibilidade de software do aparelho, o conteúdo multimídia também deve ser feito para ser exibido com esta tecnologia.

- VP9 - é o sucessor do padrão de vídeo VP8 e se apresenta como concorrente do HEVC: ao contrário deste, que é parcialmente coberto por licenças comerciais, o VP9 é um padrão de compressão totalmente aberto.

- Tecnologia 3D - este suporte não é dado como certo, pois nem todas as caixas Android TV são automaticamente compatíveis com a visualização de conteúdo em três dimensões. Se você deseja assistir a filmes em 3D, certifique-se de que essa possibilidade esteja especificada nas especificações do dispositivo.
Para assistir a conteúdo de ultra-alta definição, certifique-se de que sua TV Box é compatível com resolução 4K (ou Ultra HD) e formato HEVC / H.265 com gradação de cor de 10 ou 12 bits e suporte HDR. Além disso, se você tiver um sistema de áudio particularmente poderoso, pode escolher uma caixa de TV Android que suporte tecnologias como Dolby Digital e DTS, bem como áudio 5.1.

App para TV Box

tagtech158.webp
 
Antes de mergulhar no mundo dos aplicativos para Android TV Boxes, é necessário que você tenha dois pontos fundamentais claros: o primeiro é que, apesar de todos os Android TV Boxes serem equipados com Android, poucos (e muitas vezes muito topo de linha) obtiveram o certificação oficial do Google: importante para o funcionamento de alguns aplicativos particularmente populares e renomados. Por exemplo, mesmo se a sua assinatura Netflix incluir streaming de conteúdo em HD, Full HD ou 4K, o aplicativo Netflix não vai além da resolução SD em caixas de TV Android não certificadas pelo Google; além disso, NowTV e Infinity funcionam apenas em dispositivos certificados pelo Google. O segundo ponto fundamental é a raiz: isso pode ser bom para personalização, mas vários aplicativos de streaming "oficiais" não funcionam em Android TV Boxes com root, para evitar reprodução não autorizada / gravação de conteúdos.

Dito isso, no que diz respeito aos aplicativos para usar em uma caixa de TV, a escolha é nada menos do que ilimitada: quase todas as caixas de TV Android vêm com o Google Play Store já instalado, então você pode baixar aplicativos Android (sim, o mesmo aqueles que podem ser usados ​​em smartphones e tablets) simplesmente configurando uma conta Google, e são totalmente compatíveis com arquivos APK, que podem ser baixados da Internet e copiados de um dispositivo externo. Pode acontecer que algumas Android TV Boxes (principalmente as chinesas) não tenham Google Play, mas sim lojas alternativas cheias de APKs para baixar. Além disso, saiba que na grande maioria dos casos o excelente aplicativo Kodi já está instalado na caixa de TV: você não sabe do que estou falando? Bem, você deve pular para o meu guia dedicado e descobrir imediatamente, porque Kodi é um recurso excepcional para assistir conteúdo em streaming!

Você está me dizendo que precisa de alguns conselhos para descobrir os aplicativos mais úteis para Android TV Box? Tenho o que é certo para você: recomendo que consulte meus guias dedicados a aplicativos de séries de TV, para assistir TV em streaming, para assistir filmes de graça e, porque não, também para curtir uns belos animes; se você gosta de jogar e se divertir por algumas horas, considere que as Android TV Boxes também são totalmente compatíveis com jogos: dê uma olhada na minha lista dos melhores jogos grátis para Android, você não se arrependerá!

Qual Android TV Box comprar

tagtech159.jpg
 
Se você chegou até aqui e leu minhas dicas e conselhos com atenção, certamente está pronto para entrar no mundo das caixas de TV do Android e comprar aquela que melhor se adapta às suas necessidades. Como você pode imaginar, existem Android TV Boxes para todos os orçamentos e faixas de preço: claramente um Android TV Box barato não tem um desempenho excelente, mas pode facilmente transformar a TV em uma Smart TV sem gastar uma fortuna.

Uma Android TV Box topo de linha, por outro lado, custa mais, mas pode lhe dar muita satisfação: dispositivos como o Nvidia Shield, por exemplo, não só oferecem um desempenho muito alto como também são compatíveis com padrões em resoluções de qualidade muito alta e definições, mas estão equipados com Android TV e certificação Google, com todas as vantagens que listei nos parágrafos anteriores.

Agora que você realmente sabe tudo, é hora de dar uma olhada no meu guia sobre as melhores TV Boxes do mercado: Tenho certeza que você encontrará a Android TV Box que melhor se adapta às suas necessidades e isso o deixará feliz nos dias em que deseja apenas afundar na sua poltrona e desfrutar de um relaxamento saudável em frente à TV!