Como desbloquear o iPhone

Jailbreak é um procedimento de "desbloqueio" que permite instalar software não oficial no iPhone, iPad e iPod Touch. Ao executá-lo, torna-se possível baixar aplicativos de fontes alternativas para a Apple App Store e, além disso, você ganha a oportunidade de alterar as funções e a aparência do sistema operacional através de algumas personalizações chamadas de "tweak". Com o guia de hoje, quero explicar como desbloquear o iPhone. Garanto que esta é uma operação muito mais simples do que você pode imaginar, mas antes de começar, você precisa saber algumas coisas importantes.
- O jailbreak não é ilegal, mas não é oficialmente suportado pela Apple, o que significa que ele anula a garantia do iPhone. A única maneira de redefini-lo é redefinir o telefone usando o modo DFU (uma operação complexa o suficiente para ser concluída se o dispositivo quebrar).

- Alguns aplicativos, como Sky Go e Infinity, detectam a presença de jailbreak em dispositivos iOS e impedem o uso de seus conteúdos.

- A instalação de software não oficial no iOS pode tornar o sistema operacional instável e causar travamentos / congelamentos.

- Atualizar um iPhone desbloqueado (isto é, desbloqueado) cancela o "desbloqueio" e remove todos os ajustes instalados por meio deste procedimento. Antes de realizar uma atualização do iOS, portanto, é necessário verificar se há softwares disponíveis para executar o jailbreak compatível com a nova versão do sistema operacional.
Se, em vista do acima, você ainda está convencido de que deseja desbloquear o iPhone, tire alguns minutos de tempo livre e tente seguir meu tutorial com atenção. Mas atenção: não me responsabilizo por nenhum dano sofrido pelo seu iPhone na tentativa de colocar em prática as seguintes indicações.

Índice

Operações preliminares: backup de dados

Antes de ver como fazer o jailbreak do iPhone, você precisa fazer um backup completo do conteúdo do smartphone no seu computador e no iCloud, para ter uma cópia de segurança dos aplicativos e dados em caso de problemas.
tagtech56.webp
Para fazer backup do seu iPhone no iCloud, vá para o menu de configurações do iOS (o ícone de engrenagem na tela inicial), vá para Seu nome> iCloud> Backup do iCloud e pressione o botão Fazer backup agora. Para completar a operação, recomendo conectar o iPhone a uma fonte de alimentação e a uma rede wi-fi. Se a opção Backup do iCloud não estiver ativa, ative-a e mova a alavanca correspondente para LIGADA.
tagtech57.jpg
Muitas pessoas recomendam reiniciar completamente o iPhone antes do jailbreak, pois embora não seja uma operação obrigatória, reduz significativamente a possibilidade de ter problemas após o "desbloqueio" do iOS.

Se você quiser ir por este caminho, faça um backup dos aplicativos e dados conforme ilustrado (para que você possa restaurá-los após o jailbreak), restaure o dispositivo em configurações > Geral> Transferir ou inicializar o iPhone do iOS e selecione o Inicialize o conteúdo e as configurações na tela que é aberta.

Como desbloquear o iPhone com iOS 11

Se você estiver usando um iPhone equipado com iOS 11 (que, no momento em que este artigo foi escrito, é a versão mais recente do sistema operacional da Apple), poderá desbloquear seu dispositivo com bastante facilidade. Mas atenção: o jailbreak em questão só é compatível com dispositivos animados pelas versões do iOS entre 11.0 e 11.1.2 (portanto não com os animados pelo iOS 11.3, por exemplo) e é do tipo semi-untethered, por isso vai reativado a cada vez que o telefone é desligado ou ligado novamente. Todos os modelos de iPhone que suportam iOS 11 são compatíveis. Até agora está tudo claro? Bem, então vamos prosseguir.

O primeiro passo que você precisa fazer é baixar o pacote IPA que contém o aplicativo jailbreak (Electra): conecte-se, portanto, a esta página da Web e clique no botão Download localizado no centro da tela. Se o download não começar, clique no link Mirror: Mega e baixe o arquivo do site MEGA (usando um navegador compatível, como Chrome ou Safari).
tagtech58.jpg
Agora você precisa obter o programa necessário para instalar o arquivo Electra IPA no seu iPhone. O software em questão chama-se Cydia Impactor, é totalmente gratuito e é compatível tanto com Windows como com macOS e Linux. Para fazer o download para o seu computador, conecte-se ao site oficial e clique na entrada do sistema operacional que você usa: Mac OS X, Windows, Linux (32 bits) ou Linux (64 bits).

Quando o download estiver concluído, conecte seu iPhone ao computador usando o cabo Lightning fornecido e feche o iTunes. Em seguida, abra o arquivo zip que contém o Cydia Impactor, extraia o conteúdo para uma pasta de sua escolha e inicie o programa procedendo da seguinte maneira: se estiver usando Windows, clique duas vezes no executável Impactor.exe; se você estiver usando um Mac, por outro lado, clique com o botão direito do mouse no executável do Impactor e primeiro clique no item Abrir no menu que se abre e depois no botão Abrir que é exibido no centro da tela (para autorizar o execução do software, mesmo que venha de desenvolvedores não certificados pela Apple).

Agora, os passos a seguir são muito simples e são os mesmos no Windows e no macOS (e Linux): selecione o nome do seu iPhone no primeiro menu suspenso do Cydia Impactor, arraste o arquivo Electra xx.ipa para a janela do programa e insira o 'endereço de e-mail do seu ID Apple (ou, pelo menos, um ID Apple válido) no campo de texto que aparece na área de trabalho.
tagtech61.png
Em seguida, clique em OK, digite a senha do ID Apple cujo endereço de e-mail você inseriu anteriormente, pressione o botão OK novamente e aguarde alguns segundos para que o aplicativo Electra seja transferido para o seu iPhone.
tagtech61.jpg
Quando uma operação concluída concluída, pegue seu "iPhone", vá para o menu de configurações do iOS (ou ícone de engrenagem localizada na tela inicial) e vá para Geral> Gerenciamento de dispositivos. Irá abrir um ecrã com o endereço de email do Apple ID que introduziu no Cydia Impactor: prima neste último e a Seguir nos botões "Autorizar “o seu endereço de email” e Autorizar para autorizar uma execução do Electra no dispositivo.

Feito isso, volta para a tela inicial, selecione ou ícone Electra e active ou jailbreak do seu iPhone pressionada ou botão Jailbreak (persist-se de que a alavanca para ou item Tweaks está ativa). Uma operação pode demorar alguns segundos, ao final a tela de bloqueio do iOS será exibida.
tagtech63.jpg
Depois de ativar o jailbreak via Electra, você pode abrir o Cydia (a App Store alternativa disponível em terminais iOS com jailbreak) por meio de seu ícone na tela inicial e usá-lo para baixar todos os tweak para aproveitar ao máximo o "novo" potencial do seu iPhone . Na primeira inicialização do Cydia, você pode ter que esperar o download de alguns componentes: se um aviso sobre esse assunto aparecer na tela, responda Atualizar essencial.

Como já mencionado acima, o Electra é um jailbreak semi-untethered: isso significa que, toda vez que você desligar completamente o seu iPhone, você terá que reativar o acesso ao Cydia e o funcionamento de todos os ajustes iniciando o aplicativo Electra e pressionando o botão Jailbreak .

Como desbloquear o iPhone com iOS 10

iOS 10 é a penúltima versão do sistema operacional do iPhone. Demorou alguns meses para um jailbreak de trabalho ser lançado, mas finalmente aconteceu. Graças ao trabalho de um desenvolvedor italiano, Luca Todesco, podemos desbloquear nossos iPhones equipados com iOS 10; mas existem algumas limitações que devem ser levadas em consideração.
- O jailbreak só é compatível com iPhone 7/7 Plus equipado com iOS 10.1 / 10.1.1 e com iPhone 6s / 6s Plus equipado com iOS 10.0.1-10.1.1 (bem como com iPad Pro equipado com iOS 10.0. 1- 10.1.1). Considerando que a Apple desabilitou o iOS 10.1.1 e assinaturas anteriores, infelizmente não é mais possível fazer o downgrade do iOS 10.2 ou posterior.

- No momento, o jailbreak do iOS 10 é compatível apenas com o iPhone 6s / 6s Plus equipado com chip Samsung, não funciona no iPhone 6s / 6s Plus equipado com chip TSMC. Para descobrir qual chip seu iPhone está equipado, baixe o aplicativo Battery Memory System Status Monitor gratuito e inicie-o. Na tela que se abre, selecione a guia System e consulte o item Modelo: se a abreviatura N71AP estiver ao lado da última, significa que seu telefone possui um chip Samsung e, portanto, você pode fazer o jailbreak dele. Se, por outro lado, houver a sigla N71mAP, seu iPhone tem um chip TSMC e, portanto, você não pode fazer o jailbreak (pelo menos ainda não). No iPhone 7/7 Plus, os chips TMSC devem ser suportados.

- O jailbreak é semi-untethered. Isso significa que ele deve ser reativado toda vez que o dispositivo for desligado ou ligado novamente.

- Se feito usando um ID da Apple gratuito (não desenvolvedor), o jailbreak deve ser reaplicado uma vez a cada 7 dias. Ajustes e configurações não são perdidos.
Tendo feito esses esclarecimentos necessários, se você ainda pretende desbloquear seu iPhone equipado com iOS 10, reserve alguns minutos de tempo livre, certifique-se de ter concluído todas as operações preliminares de que tratei no capítulo anterior do tutorial e vá para trabalhos!

A primeira etapa que você precisa realizar é desativar temporariamente o código de desbloqueio e a função "Encontrar meu iPhone" no iPhone a ser desbloqueado. Em seguida, vá para as configurações do iOS (o ícone de engrenagem na tela inicial) e selecione o Touch ID e o item de código na tela que é aberta.

Neste ponto, digite o código de desbloqueio do telefone, "toque" no item Desativar código e confirme a desativação do código de desbloqueio do iPhone pressionando o botão Desativar que aparece no centro da tela e digitando novamente o código de desbloqueio do dispositivo.
tagtech68.webp
Depois de remover o código de desbloqueio do iPhone, você precisa voltar às configurações do dispositivo e desabilitar a função anti-roubo "Encontrar meu iPhone". Se você não sabe como fazê-lo, vá para o menu configurações > iCloud> Encontrar meu iPhone, mova a alavanca relacionada à função Encontrar meu iPhone para DESLIGADO e insira seu ID Apple para confirmar a operação.
tagtech72.webp
Agora vem a parte mais interessante: você tem que baixar o arquivo IPA que permite desbloquear seu iPhone e o programa necessário para instalar o arquivo IPA em seu "iPhone por", chamado Cydia Impactor.
- Para baixar o arquivo IPA, conecte-se a esta página da Web e clique no link do primeiro espelho (meu próprio) - beta (evite os links que têm a palavra BROKEN ao lado, pois podem ser jailbreaks com defeito).

- Para baixar o Cydia Impactor, conecte-se ao site do programa e clique na entrada do sistema operacional instalado em seu computador: Windows se você usa Windows, Mac OS X se usa Mac e assim por diante.
tagtech74.webp
O Cydia Impactor não precisa de instalações para funcionar: basta extraí-lo e iniciá-lo. Se você estiver usando um PC com Windows, abra o arquivo zip que você baixou do site Cydia Impactor, extraia o conteúdo para uma pasta de sua escolha e inicie o executável Impactor.exe.

Se você estiver usando um Mac, abra o pacote dmg que você baixou do site Cydia Impactor e copie o ícone que ele contém na pasta MacOS Applications. Para iniciar o software pela primeira vez, clique com o botão direito em seu ícone e selecione o item Abrir no menu que aparece.
Agora, conecte o iPhone ao computador usando o cabo Lightning / Dock fornecido, se o iTunes abrir, feche-o e arraste o arquivo IPA do jailbreak para a janela do Impactor (onde o nome do seu iPhone deve ser indicado).

Neste ponto, digite o endereço de e-mail associado ao seu ID Apple, clique em OK, digite a senha do ID Apple e pressione OK novamente para iniciar a instalação do arquivo IPA em seu iPhone. Responda também OK à solicitação que aparece na tela do computador alguns segundos após o início da instalação do arquivo IPA. Se você não quiser usar seu ID Apple para desbloqueio, crie uma conta iCloud especificamente e use-a.

Se você não vir o nome do seu iPhone na janela do Impactor, certifique-se de ter instalado a versão mais recente do iTunes (no meu guia sobre como atualizar o iTunes você encontrará uma explicação bem explicada de como fazer) e que você autorizou a comunicação entre os dois dispositivos pressionando os botões apropriados que aparecem em suas telas (Continuar e Autorizar).
tagtech76.jpg
Quando o Cydia Impactor terminar seu trabalho (deve levar apenas alguns segundos), acesse o menu Configurações> Geral> Gerenciamento de dispositivos do seu iPhone, selecione o endereço de e-mail do seu ID Apple e primeiro "toque" no item Autorizar [endereço de e-mail] e você pode no botão Autorizar para ativar o perfil necessário para ativar o jailbreak. A operação deve ser realizada quando houver uma conexão ativa com a Internet.

Por fim, inicie o aplicativo mach_portal que nesse ínterim deveria ter aparecido na tela inicial do iPhone, espere alguns segundos (a tela ficará branca) e você finalmente poderá entrar no Cydia.
tagtech81.jpg
Se o ícone do Cydia não aparecer na tela inicial do iOS, experimente desligar o iPhone, ligá-lo novamente e iniciar o aplicativo mach_portal novamente. Caso contrário, repita todo o procedimento de jailbreak (primeiro excluindo o perfil adicionado anteriormente no menu Configurações>Geral> Gerenciamento de dispositivos do iPhone) e / ou execute uma reinicialização completa do iOS e tente novamente.

Para reativar o Cydia depois de desligar o iPhone completamente, inicie o aplicativo mach_portal e aguarde a atualização da tela inicial. Os ajustes que você instalou antes de desligar o telefone, é claro, permanecerão no lugar.

Como desbloquear o iPhone com iOS 9

A última versão do iOS que pode ser desbloqueada é a 9.3.3, junto com a 9.2. O crédito vai para o Cydia Impactor: um software gratuito para Windows, macOS e Linux que permite a instalação de um certificado especial no iPhone por meio do qual o telefone pode ser desbloqueado.

Desbloquear o iPhone através do Cydia Impactor é muito simples de completar, no entanto, alguns esclarecimentos importantes devem ser feitos. Então, toda vez que você reiniciar o iPhone, terá que reaplicar parte do jailbreak iniciando um aplicativo no iPhone e pressionando um botão (nada dramático, mas é bom saber). Finalmente, deve-se notar que este jailbreak só é compatível com iPhones com processador de 64 bits: iPhone 5S e posterior, iPhone 6 Plus e posterior e iPhone SE.

Tudo limpo? Bem, então eu diria que você pode agir. Os primeiros passos que você precisa realizar são baixar o Cydia Impactor e o arquivo .ipa com o qual instalará o certificado especial no iPhone. Portanto, conecte-se ao site do Cydia Impactor e clique na entrada do sistema operacional instalado em seu computador: Windows se você usa Windows, Mac OS X se você tem um Mac e assim por diante.
tagtech82.webp
Posteriormente, conecte-se ao site da Pangu (outro componente deste jailbreak) e clique no item Download para baixar o arquivo NvwaStone_1.1.ipa em seu PC.

Quando o download for concluído, se você estiver usando um PC com Windows, abra o arquivo zip que contém o Cydia Impactor, extraia o conteúdo para qualquer pasta e inicie o executável Impactor.exe. Se, por outro lado, você estiver usando um Mac, abra o pacote dmg que contém o Cydia Impactor, copie o ícone deste último para a pasta de aplicativos do macOS e inicie o software clicando com o botão direito em seu ícone e selecionando o item Abrir no menu que aparece.
tagtech83.jpg
Agora, as etapas a serem executadas são as mesmas em ambos os sistemas operacionais: conecte o iPhone ao computador, verifique se o nome do dispositivo aparece no menu suspenso Cydia Impactor e arraste o arquivo NvwaStone_1.1.ipa para a janela do programa.

Nesse ponto, digite o endereço de e-mail associado ao seu ID Apple, clique em OK, digite a senha do seu ID Apple, clique em OK novamente e aguarde alguns segundos para que o Impactor instale o certificado no seu iPhone. Se por motivos de segurança você não quiser usar seu ID Apple para realizar o jailbreak, descubra como criar uma conta ad hoc do iCloud em meu tutorial dedicado ao tópico.
tagtech90.png
Depois de instalar o certificado, acesse o menu de configurações do iPhone (o ícone de engrenagem na tela inicial), vá para Geral> Gerenciamento de dispositivos e "toque" primeiro no endereço de e-mail do seu ID Apple, depois no item Autorizar [endereço de e-mail] e finalmente no botão Autorizar. Desta forma irá activar o perfil que acabou de instalar no seu "iPhone por". Para que a operação seja concluída corretamente, deve haver uma conexão ativa com a Internet no dispositivo.

Depois de ativar o certificado, inicie o aplicativo Pangu que nesse ínterim deveria ter aparecido na tela inicial, "toque" nos botões OK e Iniciar e desligue a tela do iPhone. Em segundos, uma notificação do Pangu deve notificá-lo sobre o jailbreak e você deve ser capaz de começar a usar o Cydia (e todos os ajustes que podem ser instalados por meio dele).
tagtech93.jpg
Como já mencionado acima, toda vez que você desligar e ligar o iPhone novamente, será necessário reativar o jailbreak? Com que conveniência? Iniciando o aplicativo Pangu, pressionando o botão Iniciar e desligando a tela do iPhone. Dentro de alguns segundos, o Cydia e todos os ajustes estarão perfeitamente utilizáveis ​​novamente.

Como desbloquear o iPhone com iOS 8

Se você deseja desbloquear um iPhone equipado com iOS 8, deve usar o Pangu8: é um software gratuito compatível com iOS 8.0.x / 8.1.xe com os modelos de iPhone 4S, 5, 5C, 5S, 6 e 6 Plus It é compatível com Windows e macOS, mas neste tutorial vou me concentrar na versão para o sistema operacional da Microsoft.

Para baixar o Pangu para Windows, conecte-se a esta página da Web e clique em um dos dois links localizados ao lado do item 1.2.1 na tabela localizada no centro da tela. Em seguida, conecte o iPhone ao computador, feche o iTunes e inicie o aplicativo pangu_win.exe com privilégios de administrador (você precisa clicar com o botão direito em seu ícone e selecionar Executar como administrador no menu que aparece).

Neste ponto, aguarde o nome do seu iPhone aparecer na tela inicial do Pangu e clique no botão Iniciar Jailbreak. Em seguida, coloque o telefone no modo Avião (abrindo o centro de controle do iOS com um toque de baixo para cima e pressionando o ícone do avião) e inicie o procedimento de jailbreak do terminal clicando no botão Already did.
tagtech96.jpg
Em alguns segundos, você será solicitado a desbloquear o iPhone (desbloqueie o dispositivo), ou seja, ligue-o e revele sua tela inicial digitando o código de desbloqueio ou usando o Touch ID. Depois de concluir também esta operação, Pangu termina de copiar os arquivos necessários para o jailbreak e reinicia o "iPhone por".

Quando tudo dá certo, o Jailbreak foi bem-sucedido! Aparece na tela do PC. enquanto o ícone do Cydia aparece na tela inicial do iPhone, a loja alternativa da qual você pode baixar ajustes e software não oficiais.

Se, por outro lado, o smartphone reiniciar antes do final do procedimento, clique em Iniciar Jailbreak e espere novamente que o Pangu faça seu trabalho.

Primeiros passos com um iPhone jailbroken

Depois de fazer o jailbreak do iPhone, você deve iniciar o Cydia e esperar que algumas operações de rotina sejam realizadas para carregar a loja. Depois de fazer isso, você pode aproveitar seu iPhone desbloqueado.
tagtech97.jpg
Para descobrir os melhores ajustes disponíveis no Cydia, navegue nas várias categorias listadas na página inicial da loja ou, se preferir, pesquise pressionando o botão Pesquisar localizado no canto inferior direito.

Depois de encontrar um ajuste de seu interesse, para instalá-lo no iPhone, selecione-o nos resultados da pesquisa e primeiro pressione o botão Editar e, em seguida, o botão Confirmar (canto superior direito). Tenha cuidado porque em alguns casos os ajustes são pagos e para comprá-los você precisa associar uma conta do PayPal à sua conta no Cydia.

Nunca exclua os aplicativos Cydia, mach_portal ou Pangu do seu iPhone, caso contrário, você comprometerá o funcionamento do sistema desbloqueado! Se você tiver dúvidas, pode remover o jailbreak seguindo os procedimentos específicos que mencionei no meu tutorial dedicado ao assunto.

Altere a senha de root no iPhone

Depois de desbloquear um iPhone (ou mesmo um iPad), é aconselhável alterar as senhas raiz e móveis do iOS, ou seja, as senhas que permitem acessar o sistema como administrador e como usuário padrão.

As senhas root e mobile são iguais ("alpine") e são iguais em todos os aparelhos: o que facilita muito a vida dos bandidos, que poderiam usar essa palavra-chave "universal" para acessar aparelhos iOS sem permissão não devidamente protegida.

Se você quiser dormir razoavelmente bem, depois de desbloquear seu "iPhone por", instale um ajuste para acessar o terminal iOS e defina uma senha personalizada para usuários raiz e móveis.

Como um ajuste para acessar o Terminal, recomendo que você use o MTerminal, que é totalmente gratuito e você pode baixá-lo diretamente do Cydia. No final da instalação, inicie o ajuste e execute os seguintes comandos para alterar a senha de root.
- Digite su root e pressione Enter no teclado virtual do iPhone;

- Digite a senha root atual (alpine) e pressione Enter no teclado virtual do iPhone;

- Digite passwd e pressione Enter no teclado virtual do iPhone;

- Digite a nova senha que deseja usar para o usuário root e pressione Enter no teclado --virtual do iPhone;

- Digite uma segunda vez a nova senha que deseja usar para o usuário root e --pressione Enter no teclado virtual do iPhone.
tagtech95.webp
Missão cumprida! Agora você tem um iPhone mais seguro e pode dormir um pouco mais pacificamente sobre qualquer ataque remoto ou local por agentes mal-intencionados (embora, é claro, existam muitas outras ameaças e vulnerabilidades potenciais que precisam ser levadas em consideração e que não podem ser canceladas com a simples mudança da senha de root).

Nota: em caso de dúvida, você pode deletar o jailbreak do seu iPhone seguindo as instruções que dei a você em meu tutorial sobre o assunto.