Wi-Fi lento, 10 dicas para melhorar a velocidade de conexão

Na maioria dos casos, algumas etapas simples são suficientes para melhorar a velocidade da conexão Wi-Fi. Veja como fazer.

Não negue: a primeira coisa que você faz quando entra em algum lugar é ligar a conexão wi-fi. E não importa se é um hotel, outro lugar público ou a casa do seu melhor amigo. Wifi, sem ele não poderíamos viver. Mas nem sempre funciona. Por vários motivos - são tantos - não podemos nos conectar à rede. Ou a conexão Wi-Fi está lenta. Moral da história: somos forçados a tirar o pó do velho e volumoso cabo Ethernet, levantar do sofá, pegar o computador no qual estávamos assistindo nossa série favorita e nos aproximar do roteador. Frustrante, certo? Podemos fazer alguma coisa? Claro, siga estas dicas valiosas para melhorar a conexão Wi-Fi lenta.

Índice

Teste de velocidade do roteador WiFi

Acessando o painel de gerenciamento do roteador em sua posse, você pode obter informações interessantes sobre a largura de banda, o tipo de wi-fi usado e vários outros parâmetros que podem voltar para descobrir e otimizar a velocidade do wi-fi.

Para acessar o painel de gerenciamento do roteador, inicie o navegador e conecte-se ao endereço 192.168.1.1 ou ao endereço 192.168.0.1, que geralmente são os IPs padrão. Se nenhum dos endereços funcionar, você pode descobrir qual é o correto seguindo as instruções do meu guia sobre como entrar no roteador.

Posteriormente, pode ser solicitado que você digite um nome de usuário e uma senha. Normalmente, a combinação correta a ser usada é admin / admin ou admin / senha, mas às vezes outros dados devem ser usados. Em caso afirmativo, você pode tentar resolver consultando meu guia sobre como ver a senha do modem.

Uma vez logado, para visualizar as estatísticas relativas ao desempenho da sua conexão à Internet, vá até a seção relativa ao status dos dados e identifique as informações relativas à velocidade da linha e aos dados operacionais. Para visualizar os detalhes relacionados ao tipo de Wi-Fi usado e seu desempenho, no entanto, você deve fazer login na sessão relacionada ao gerenciamento da conexão sem fio.

Infelizmente, não posso ser mais preciso em minhas instruções, pois os menus e itens a serem selecionados no painel de controle do roteador podem variar dependendo da marca e do modelo do dispositivo usado. No entanto, se você precisar de mais detalhes, pode consultar os seguintes guias específicos que preparei.

Não coloque o roteador em alturas baixas

tagtech285.jpg
Na maioria dos casos, o problema não está no roteador, o motivo pode não ser de natureza "técnica". Se você deseja melhorar sua conexão Wi-Fi doméstica, comece prestando um pouco de atenção onde posicionou o roteador. Não basta ser bom na instalação - alguns roteadores fazem tudo sozinhos - mas acima de tudo você precisa saber onde colocar o dispositivo. O sinal mostrou ser mais fraco quando o roteador é colocado em alturas baixas. As ondas de rádio podem, de fato, encontrar vários obstáculos. O primeiro conselho, portanto, é: tente instalar o dispositivo para a conexão sem fio o mais alto possível.

Cuidado com as interferências

tagtech286.png
E vamos passar para o segundo truque, intimamente ligado - passe o trocadilho - com o primeiro. Se a altura importa, os objetos que estarão na trajetória das ondas de rádio também são importantes. Alguns materiais, de fato, absorvem e protegem o sinal mais do que outros. Mesmo que o roteador esteja próximo ao seu computador, tablet, smartphone, a conexão será lenta ou insuficiente para navegar na internet. Não se zangue: olhe em volta e comece a procurar se há algo próximo que esteja bloqueando o funcionamento das antenas wi-fi. O problema pode ser causado pela interferência de algum outro dispositivo eletrônico: microondas, dispositivos Bluetooth, luzes. E acima de tudo, lembre-se que o concreto obstrui o sinal. Portanto, evite colocar o roteador no porão ou atrás de um pilar.

Coloque o roteador no centro da casa

tagtech287.webp
A terceira dica: preste atenção na distância. Pode parecer estranho para você, mas ainda existem alguns que acreditam que podem receber o sinal wi-fi mesmo a centenas de metros de distância. Claro, é possível, mas não com roteadores domésticos comuns. Se sua casa for grande, uma solução para cobrir todos os metros quadrados é aumentar a força do sinal wi-fi. É muito simples, basta comprar um extensor de alcance Wi-Fi (são para todos os gostos e preços). Além da potência do roteador, o melhor conselho para aumentar a capacidade da conexão sem fio ainda é colocar o dispositivo no centro da casa, para que as ondas de rádio tenham uma cobertura total. O ideal seria que o local de onde ele liga você e a tenda do roteador se olhassem, isso significa que não há nenhum tipo de obstáculo, seja visível ou eletromagnético. Obviamente, quando for possível.

Atualize o roteador

tagtech288.jpg
O quarto motivo para lentidão ou problemas de conexão pode ser um roteador desatualizado. Porém, não se diz que é necessário comprar um novo dispositivo, pode ser suficiente atualizar o firmware do produto. O roteador, como qualquer dispositivo eletrônico, requer constantes atualizações de firmware, é o software que permite seu funcionamento. Para este tipo de hardware, como para outros, estes procedimentos são utilizados para corrigir erros ou para efetuar melhorias no funcionamento do sistema. As atualizações são fornecidas por vários fabricantes, estão disponíveis e podem ser baixadas nos sites. Com essas operações, você também poderá otimizar o gerenciamento de Wi-Fi. Sem milagres, mas pequenas melhorias progressivas.

Para verificar se essas atualizações estão disponíveis, conecte-se ao site do fornecedor do produto e pesquise as páginas de download ou suporte. É necessário ter muito cuidado ao realizar a operação de atualização porque se a operação for interrompida antes que o processo seja concluído, o roteador pode não funcionar mais corretamente.

Conexão Wi-FI lenta: uma questão de sobreposição

tagtech290.jpg
O quinto caso, se o roteador tem dificuldade para garantir uma conexão sem problemas, deve ser encontrado no apartamento do vizinho. Não se preocupe, ele não roubou sua senha. Os roteadores - mas também outros dispositivos - transmitem o sinal na frequência de 2,5 Ghz. Freqüência que fornece apenas 14 canais. Se os roteadores nas casas vizinhas estiverem transmitindo no mesmo canal que o seu, os sinais se sobrepõem. Isso significa que a intensidade do sinal Wi-Fi de sua casa pode estar sofrendo alguma interferência. O que fazer? Encontre o canal menos obstruído. Como? Os roteadores modernos são capazes de identificar o canal mais livre automaticamente, como alternativa, você pode usar softwares como o Wi-Fi Stumbler e o Wi-Fi Analyzer.

No entanto, os roteadores modernos geralmente são bandas duplas ou de teste, portanto, podem usar duas ou três frequências de rádio diferentes. Com essas ferramentas, você também pode usar a banda de 5 Ghz em vez de 2,5 Ghz, o que tornará mais fácil encontrar canais gratuitos. A baia de 2,5 Ghz garante maior cobertura como faixa de ação, porém está muito mais sujeita às interferências descritas. As redes de 5 Ghz, por outro lado, são capazes de transportar uma maior quantidade de dados simultaneamente.

Alterar a senha do roteador

tagtech291.webp
Sexta dica: verifique a segurança de sua senha. Não seja ingênuo, não deixe a chave de segurança padrão. Já existem técnicas capazes de identificar os códigos alfanuméricos de roteadores em poucos instantes. Você sabe o que isso significa? Que qualquer pessoa pode entrar não apenas no seu roteador, mas também na página da web que permite que você gerencie o dispositivo. Portanto, tenha cuidado, seus dados podem estar em perigo. Além desses motivos de cibersegurança, se o vizinho de alguma forma conseguir obter a senha do seu roteador - talvez você tenha fornecido a ele -, sua conexão com a Internet poderá ficar lenta. O espaço da largura de banda, na verdade, não é infinito.

Não pense que este conselho é tão trivial. Ainda existem muitas pessoas, mas também empresas que, apesar dos repetidos avisos de especialistas, continuam a usar chaves de segurança inadequadas. No Texas, ficou um absurdo quando uma empresa com um servidor com dados de 14 milhões de eleitores foi hackeada por não estar protegida por senha. Todos os anos é feito um ranking das chaves mais utilizadas e ainda há quem escolha sequências numéricas como 1111111 ou nomes de celebridades ou a palavra palavra-passe. O assunto é tão delicado que empresas como a Netcom estudaram soluções de gerenciamento de segurança a partir de senhas com o sistema GreenLight.
Puede utilizar una herramienta como RoboForm para generar una contraseña segura

As antenas externas

tagtech292.jpg
Outro truque para aumentar a potência da conexão wi-fi é a instalação de antenas externas em aparelhos antigos. Com base nos diferentes roteadores e nas distâncias ou obstáculos a serem superados, deve-se avaliar o tipo de instrumento a ser conectado ao sistema. Geralmente, os especialistas sugerem antenas omnidirecionais como a solução mais econômica (começando com uma base de cerca de 60 Reals) e versátil.

Os novos roteadores, por outro lado, são projetados para serem associados às tecnologias MIMO, literalmente a sigla significa Multiple in Multiple out. É um sistema capaz de amplificar a velocidade de transmissão de dados por meio de uma triangulação do sinal entre várias antenas e diferentes canais de rádio. Com esse tipo de tecnologia é possível evitar o fenômeno muito comum do gargalo que os dados de entrada e saída criam. Na verdade, às vezes os dispositivos não conseguem gerenciar a quantidade crescente de dados a serem processados.

Se você escolher esta solução externa é bom lembrar que as ondas irradiadas pelas antenas devem ser direcionadas para o ponto de interesse. Portanto, não basta instalar o aparelho, é preciso também escolher a posição e inclinação corretas das antenas. Deixar o instrumento na posição vertical tornaria desnecessário instalar a antena. Por esse motivo, às vezes os cabos são vendidos junto com o produto, o que permite posicionar as antenas nas melhores baias.

Amplifique o sinal com pontos de acesso

tagtech293.jpg
Se você tentou todos os métodos e dicas anteriores e ainda não os resolveu, pode tentar uma oitava solução: integrar a rede Wi-Fi a um repetidor. Esta solução amplia a rede existente, não cria uma nova. Em modems de nova geração, muitas vezes é uma opção latente, você pode ativá-lo seguindo as instruções ou ligando para a assistência e pedindo suporte. A conexão entre o dispositivo e o roteador é feita através do cabo Ethernet.

Existem diferentes tipos de pontos de acesso, aqui estão alguns dos principais: os de banda dupla que contam com protocolos AC e as mesmas bandas de frequência dos roteadores (portanto, 2,4 Ghz e 5 Ghz); os POEs que se conectam ao cabo Ethernet que também será a fonte de alimentação do instrumento; Repetidores de stick USB; finalmente, as de fora (neste caso será necessário tomar precauções no local de colocação do dispositivo para evitar transtornos devido às condições atmosféricas).

Dispositivos têm seu peso

tagtech294.jpg
Você também pode ter acabado de se inscrever para uma nova oferta de internet que prometia velocidade recorde e intensidade de sinal incomparável, mas se os dispositivos que você usa para se conectar não forem tão eficientes, a velocidade e a eficiência da conexão serão prejudicadas. Na verdade, os provedores de serviços especificam os requisitos mínimos que os PCs e tablets, ou TVs, devem possuir para usar as redes em sua mais alta qualidade.

Se você quiser usar fibra de 1 Gigabit / s com um roteador inadequado ou com um PC de geração mais antiga, o desempenho provavelmente será decepcionante. A placa de rede deve suportar a nova velocidade de transmissão de dados, caso contrário, pode-se substituí-la ou optar pela compra de uma nova placa externa. Além disso, se você conectar com um cabo Ethernet, precisará comprar cabos que mantenham a conexão a 1 Gigabit / s.

Feche os aplicativos que exigem mais largura de banda

tagtech295.webp
Fechamos com uma última e preciosa medida: verificar se alguém em casa se apropriou de quase toda a largura de banda disponível. Conforme mencionado no final do slide anterior, o espaço é limitado. Se você usar aplicativos e programas que exigem muita largura de banda - plataformas de streaming e plataformas de videogame ou programas para baixar arquivos como Torrent se enquadram nesta categoria - a conexão Wi-Fi pode ficar drasticamente lenta. Uma maneira de restaurar a velocidade do sinal sem fio do roteador é encerrar alguns desses softwares.

No entanto, existem outras soluções: em um PC, por exemplo, você pode definir um limite de tráfego para o Windows Update ou baixar programas que definem limites de tráfego para programas ou processos específicos em ação no computador pessoal. São softwares que indexam uma lista de prioridades em relação aos programas presentes e em caso de lentidão otimiza o tráfego de dados e, portanto, melhora o desempenho.

En cada acceso a la computadora, Windows mostrará en la memoria una serie de programas y servicios, algunos de los cuales no están disponibles, o si es necesario utilizar el software correspondiente.

El resultado de todo esto es la ampliación de los tiempos de encendido y un consumo innecesario de memoria RAM. Con el programa en detección automática si se cuela aunque sea malware y muchas veces, como estás loco, la instalación de la aplicación crea una nueva entrada para el programa si no tiene acceso al ordenador.

Tratemos de entender que lo que realmente necesitamos se reconoce inmediatamente al encender, que si se iniciará al llegar y sobre todo lo que no necesitamos y eso se puede eliminar.
El consejo principal es deshabilitar las entradas dudosas y no eliminarlas de inmediato.
Hacer un poco de investigación es procesado por Google para cerrar el entendimiento para servir un programa, que otros quizás no necesiten quizás sea útil para la voz del trabajador o la voz de la computadora. Entonces: primero deshabilite, solo luego elimine.

Autoruns se puede descargar aquí es muy ligero y fácil de usar y lo he estado usando durante casi 20 años.

Esses são os pontos principais a serem lembrados para superar os problemas de conexão relacionados ao roteador e aos dispositivos a partir dos quais você se conecta à rede. Esses são quase sempre pequenos truques que não envolvem custos adicionais e que, com algumas etapas, podem melhorar muito a experiência do usuário. Por outro lado, para problemas estruturais, é aconselhável pedir a intervenção de um técnico, mas visite primeiro o site dos vários fornecedores porque nas páginas dedicadas aos produtos de acesso à rede existem guias para otimizar a ligação tanto wi-fi e via cabos Ethernet. Essas seções geralmente apresentam respostas de especialistas para problemas comuns dos clientes, portanto, você pode encontrar a solução para melhorar o desempenho de seus dispositivos.