Como criar uma conta do Google Suite

Sua empresa precisa usar os serviços do Google Suite e você está desesperado porque não tem a menor ideia de como proceder para se registrar nesta plataforma? Sua escola o instruiu a criar uma conta para acessar os serviços do Google dedicados ao ensino e ensino à distância, mas você está tendo problemas para concluir o procedimento? Se a resposta a pelo menos uma dessas perguntas for sim, não se preocupe: você veio ao lugar certo na hora certa!

Com o guia de hoje, na verdade, explicarei como criar uma conta do Google Suite, fornecendo a você todas as informações de que você precisa para ter sucesso em seu intento. Em primeiro lugar, caberá a mim listar as principais diferenças entre os vários tipos de contas disponíveis, indicando também os preços relativos. A seguir, você encontrará instruções para criar uma conta do G Suite para sua empresa e obter uma conta do G Suite for Education para sua escola.

Como você diz? É exatamente isso que você queria saber? Então não demore mais e investigue o assunto imediatamente. Fique à vontade, gaste todo o tempo que achar necessário e se dedique à leitura dos próximos parágrafos. Identifique o tipo de conta que você acha que melhor atende às suas necessidades, tente colocar em prática as indicações que estou prestes a lhe dar e tenho certeza que você poderá criar uma conta do Google Suite sem encontrar nenhum tipo de problema. Boa leitura!

Índice

- Preços e diferenças da conta do G Suite

- Como criar uma conta do Google Suite

- Como criar uma conta do Google Suite for Education

Preços e diferenças da conta do G Suite

tagtech211.jpg
Antes de chegar ao cerne deste tutorial e explicar como criar uma conta do Google Suite, pode ser útil saber quais tipos de contas você pode criar, quais são os preços relativos e as diferenças entre os vários planos disponíveis.

Primeiro, você precisa saber que uma conta do G Suite pode ser criada por indivíduos para uso pessoal, por pequenas, médias e grandes empresas e até mesmo por escolas, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais. Existem diversos planos de assinatura disponíveis que, além do custo mensal, diferem nos serviços, funcionalidades e espaço de armazenamento oferecidos.

No momento em que este guia foi escrito, havia três tipos principais de contas do G Suite dedicadas a pessoas físicas e jurídicas.
- G Suite Basic: permite que você acesse todos os principais serviços do Google, como Gmail, Google Drive, Agenda, Google Meet, Google Sites etc. Ele oferece 30 GB de espaço de armazenamento e um endereço de e-mail personalizado para sua empresa. Custa € 4,68 / mês / usuário nos primeiros 12 meses, depois vai para € 5,20 / usuário / mês. Mais informações aqui.

- G Suite Business: além de todos os serviços incluídos na versão Basic (embora com algumas diferenças, como a possibilidade de criar grupos compartilhados no Google Drive), também permite o acesso ao Google Vault e Cloud Search. Ele oferece espaço de armazenamento ilimitado se houver pelo menos 5 usuários, caso contrário, cada usuário terá 1 TB de espaço. Custa 9,36 euros / mês / usuário no primeiro ano com um teste gratuito de 14 dias, depois 10,40 euros / mês / usuário. Mais informações aqui.

- G Suite Enterprise: oferece todos os benefícios do plano G Suite Business e oferece análises, controles de segurança, criptografia de e-mail e proteção contra perda de dados. Custa 23 euros / mês / utilizador. Mais informações aqui.
Qualificação para usar ou Google Workspace for Education

O Google Workspace for Education é um conjunto de ferramentas e serviços do Google adaptados para escolas e associações de educação domiciliar. Ele está disponível no mundo todo para instituições de ensino qualificadas. Ou o Google reserva-se ou direito de determinar se uma organização está qualificada para usar ou Google Workspace for Education. Or processamento de uma inscrição alavanca busca 10 dias úteis. No entanto, pelo fechamento de escolas no mundo todo em decorrência dos casos de COVID-19, estamos agilizando as aprovações de escolas para ou Google Workspace for Education.
Como se qualificar para uso ou Google Workspace for Education

As instituições de ensino fundamental, médio ou superior de todo o mundo e cooperativas de ensino domiciliar dos EUA estão qualificadas para usar ou Google Workspace for Education quando atendem a determinados critérios.

As instituições dos ensinos fundamental, médio e superior devem ser credenciadas formalmente e reconhecidas pelo governo para emitir certificações de ensino fundamental, médio ou superior aprovadas em âmbito nacional ou internacional. A instituição que está interessada no Google Workspace for Education especifica enviar a candidatura.
Instituições não qualificadas para ou Google Workspace for Education

As associações que separam o financiamento acadêmico ou operacional do governo federal ou estadual / municipal, como academias militares e bibliotecas públicas, não estão qualificadas para usar ou Google Workspace for Education. Sem chance, uma edição do Google Workspace Business pode ser uma boa opção. Veja mais informações em Escolher sua edição do Google Workspace.
As qualificações funcionam para instituições de ensino fundamental, médio ou superior

 

Como criar uma conta do Google Suite

tagtech212.jpg
Para criar uma conta Google Suite é necessário indicar um domínio principal para usar os serviços Google. Se sua empresa ainda não tem um site, você pode comprar um domínio de um dos parceiros do Google (por exemplo, GoDaddy) ao criar sua conta do G Suite.

Para continuar, conecte-se ao site oficial do G Suite e clique no botão Iniciar avaliação gratuita para ativar a avaliação gratuita do plano G Suite Business. Na nova página que se abre, insira o nome da sua empresa no campo Nome da empresa, coloque a marca de seleção ao lado de uma das opções disponíveis (Somente você, 2-9, 10-99, 100-299, 300 ou mais), para indique o número de seus funcionários, selecione o país de seu interesse (por exemplo, Brasil) usando o menu suspenso apropriado e clique no botão Avançar.

Na nova tela que aparece, insira os dados necessários nos campos Nome, Sobrenome e Endereço de e-mail atual, pressione o botão Avançar e, na seção Sua empresa tem um domínio?, escolha a opção Sim, tenho um domínio que eu pode usar. Em seguida, digite o URL do site da sua empresa no campo Domínio e clique no botão Avançar duas vezes consecutivas para continuar criando a conta do G Suite.

Se, por outro lado, sua empresa não possui um site, você pode escolher a opção Não, eu preciso de um domínio, digite o nome do domínio de seu interesse no campo Domínio, pressione o ícone da lupa, para visualizar a lista de domínios disponíveis e escolha aquele que você acha que melhor atende às suas necessidades.

Ao fazer isso, você pode usar o domínio escolhido para configurar o G Suite e, ao final da ativação da conta em questão, concluir a compra do domínio. Como alternativa, você pode adiar a ativação do G Suite e comprar um domínio por conta própria. Nesse sentido, meu guia sobre como registrar um domínio pode ser útil para você.

Escolha o domínio do G Suite

Nesta altura, escolha se pretende receber emails da Google com sugestões, ofertas e anúncios (premindo a opção do seu interesse entre OK e Não, obrigado) e, no ecrã Como aceder à sua conta, crie os dados que irá precisa usar para fazer login na sua conta do G Suite, inserindo-os nos campos Nome de usuário e Senha (pelo menos 8 caracteres). Feito isso, marque ao lado da opção Não sou um robô, para verificar sua identidade, e clique no botão Aceitar e continuar para aceitar os termos do serviço.

Agora, clique no botão Avançar, verifique se todos os dados exibidos na tela estão corretos, insira os que faltam e, na seção Forma de pagamento, marque ao lado da opção de seus juros entre Adicionar cartão de crédito ou débito e Adicione uma conta bancária. Em seguida, insira os dados relacionados à forma de pagamento escolhida e clique no botão Avançar para ativar a avaliação gratuita do G Suite Business.

Se tudo correr bem, você verá a mensagem Sua conta do G Suite foi criada. Em caso afirmativo, clique no botão Go to Setup para fazer login no G Suite Admin Console e verificar seu domínio.
tagtech220.png
Na nova página aberta, clique no botão Avançar, clique no item Ativar Gmail para [nome do domínio] e siga as instruções mostradas na tela, para verificar o domínio que você associou à sua conta do G Suite e, posteriormente, crie o seu endereço de e-mail personalizado.

Em termos gerais, o que você precisa fazer é acessar o painel de controle de hospedagem no qual você adquiriu seu domínio, localizar a seção onde você pode atualizar os registros MX do domínio e adicionar o registro MX fornecido pelo Google. Para obter as etapas específicas para seu host, você pode ir para a página Configurar registros MX do site do Google Suite.

Depois de concluir a verificação do seu domínio e a ativação do endereço de e-mail personalizado incluído no plano G Suite Business, você pode começar a adicionar os usuários de seu interesse clicando no item Ativar relacionado ao item Criar novos usuários. Lembro que na versão de teste do G Suite você pode adicionar no máximo 10 usuários.

Por fim, gostaria de salientar que, a qualquer momento, você pode desativar a renovação automática da assinatura escolhida ou fazer o downgrade para a versão do G Suite Basic. Para fazer isso, clique no botão ☰, no canto superior esquerdo, escolha a opção Faturamento no menu aberto, clique no item Ações relacionadas ao G Suite Business e escolha a opção de seu interesse entre Cancelar assinatura e Downgrade para o G Suite Basic .
tagtech221.jpg
Se, por outro lado, você quiser mudar para o G Suite Enterprise, vá para a seção Faturamento, localize o item Upgrades disponíveis, clique na opção Saiba mais relacionada ao item G Suite Enterprise e, na nova página aberta, clique nos botões Começar e Continuar para mudar para o G Suite Enterprise.

Como você diz? Gostaria de saber se é possível criar uma conta do G Suite em smartphones e tablets? Em caso afirmativo, você ficará feliz em saber que a resposta é positiva. Tudo o que você precisa fazer é usar o navegador instalado no seu dispositivo (por exemplo, Chrome no Android e Safari no iPhone / iPad), conectar-se ao site oficial do G Suite e seguir as instruções que acabei de fornecer para criar uma conta do G Suite no computador.

Como criar uma conta do Google Suite for Education

tagtech222.jpg
Se você está se perguntando como criar uma conta do Google Suite for Education para sua escola e ela atende a todos os requisitos que listei nas linhas introdutórias deste guia, tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário de inscrição com os dados do escola e, posteriormente, verifique o domínio utilizado para criar o usuário.

Para continuar, conectado à página principal do G Suite for Education, clique no botão Register for G Suite e, na nova tela exibida, escolha a opção Next. Na seção Conte-nos sobre sua instituição, insira o nome da escola no campo Nome da instituição, marque ao lado do tipo de treinamento oferecido pela escola (ensino fundamental ou médio ou ensino superior) e clique em o botão Avançar.

Agora inserir o site da escola no campo Site da instituição, especifique o número de alunos e funcionários presentes na instituição (1-100, 100-500, 500-1.000 etc.) através do menu suspenso Número de alunos e funcionários e pressione o botão Avançar, digite o número de telefone da instituição no campo apropriado e clique no botão Avançar novamente.

Na tela Digite o endereço da instituição, insira os dados necessários nos campos Endereço, CEP, Cidade e Estado, pressione o botão Avançar e, na nova página aberta, especifique seus dados pessoais (você será o administrador da conta G Suite) nos campos Nome, Sobrenome e Endereço de e-mail atual. Neste ponto, escolha a opção Sim, tenho um domínio que posso usar, insira o domínio da instituição no campo nome de seu domínio e clique no botão Avançar (duas vezes seguidas).
tagtech223.jpg
Feito isso, crie os dados a serem associados à sua conta de administrador, inserindo-os nos campos Nome de usuário e Senha, pressione o botão Avançar e escolha a opção Aceitar e continuar, para dar o consentimento da escola para usar os serviços incluídos no G Suite para educação.

Por fim, marque ao lado da opção Não sou um robô, para verificar sua identidade, e clique no botão Aceitar e continuar, para aceitar as condições de uso do serviço e concluir o cadastro. Ao fazer isso, você ativou a versão de avaliação de 14 dias do G Suite for Education: durante esse período, o Google avaliará a adequação da sua escola para o serviço, enquanto será sua responsabilidade verificar o domínio da instituição.

Ao clicar no botão Ir para configuração, você pode fazer login no Admin Console do G Suite for Education e começar a adicionar novos usuários (até 9 usuários podem ser adicionados durante o período de avaliação). Quanto à criação de uma conta do G Suite, para verificar o domínio da escola, você precisa inserir o registro MX fornecido pelo Google (e visível no console de administração) na seção apropriada do painel de controle do seu host.

Se, por outro lado, sua intenção é criar uma conta do G Suite for Education a partir de smartphones e tablets, saiba que o procedimento é idêntico ao que acabei de indicar para criar uma conta a partir de um computador.