Como fazer login no Google Meet

O Google Meet é a plataforma do Google dedicada a reuniões online, que permite criar e participar facilmente de videoconferências usando uma ampla gama de dispositivos compatíveis: Windows PC, Mac, Linux PC, smartphone e tablet Android, iPhone e iPad. Aposto que você também olha com interesse mas que, sendo impraticável em tecnologia, você não sabe como usar. Direito? Então saiba que você está no lugar certo.

Se você tem interesse em entender como acessar o Google Meet, reserve cinco minutos do seu tempo livre e leia com atenção este guia, no qual vou mostrar como usar este serviço, tanto para criar uma nova reunião quanto para participar de uma já reunião ativa em todos os seus dispositivos. Garanto que é muito mais simples do que você imagina.

Portanto, sem esperar mais, fique à vontade e leia atentamente tudo o que tenho a lhe explicar sobre o assunto: Tenho certeza que, ao final da leitura deste guia, você terá adquirido as habilidades necessárias para poder usar o atendimento com facilidade e, porque não, para explicar como funciona, por sua vez, para amigos e parentes. Dito isso, não me resta nada a fazer a não ser desejar uma boa leitura!

Índice

Informação preliminar

tagtech230.webp
Antes de explicar, na prática, como acessar o Google Meet, gostaria de apresentar mais algumas informações sobre este serviço. Meet é um aplicativo desenvolvido pela "Big G" para permitir aos usuários criar e participar de reuniões com facilidade.

Inicialmente, a criação de novas reuniões era reservada apenas para usuários do G Suite (plataforma do Google dedicada a empresas) ou professores inscritos no G Suite for Education (plataforma dedicada a professores e alunos); no entanto, essa limitação foi removida a partir de maio de 2020 e qualquer pessoa com uma conta do Google agora pode criar uma nova videoconferência; a participação em reuniões criadas com o Google Meet, por outro lado, sempre foi totalmente gratuita para todos.

No entanto, algumas limitações persistem: as reuniões do Google Meet podem durar no máximo 60 minutos e hospedar no máximo 100 participantes, se criadas por usuários individuais; além disso, cada participante deve ter uma conta do Gmail para ingressar na reunião.

Já para os usuários do G Suite, não há limites de tempo e o número máximo de participantes para cada reunião é 250; além disso, uma videoconferência criada por um usuário do G Suite também permite o acesso a pessoas que não têm uma conta do Google (que devem, no entanto, ser autorizadas a participar).

Quanto à compatibilidade, o Google Meet está disponível como um serviço Web que pode ser utilizado em qualquer navegador compatível (com auxílio de webcam e microfone), na forma de aplicativo para Android, iPhone e iPad.

Como acessar o Google Meet do PC

tagtech231.webp
Feitos os esclarecimentos necessários acima, é hora de explicar como acessar o Google Meet de um PC. Para isso, conecte-se ao site do serviço e, caso possua um código de reunião, insira-o no campo de texto apropriado e clique no botão Participar, para participar da reunião em andamento.

Se a reunião foi iniciada por um usuário que não possui uma conta do G Suite, você será solicitado a fazer login em sua conta do Google; caso contrário, basta indicar o seu nome no campo de texto apropriado e clicar novamente em Participar. Se solicitado, pressione o botão Permitir para permitir que o navegador acesse a webcam e o microfone e aguarde alguns instantes até que a janela da reunião seja exibida na tela.

Se, por outro lado, você deseja criar uma nova reunião, clique no botão Iniciar uma reunião localizado na página inicial do Google Meet, faça login em sua conta do Google e aguarde a criação da "sala" de discussão: pode demorar Alguns momentos. Por fim, clique no botão Entrar e pressione o botão Permitir várias vezes para autorizar o navegador a usar a webcam e o microfone.

Feito! Assim que a reunião for criada, clique no botão Copiar informações de participação para copiar o link do convite para a área de transferência (você pode compartilhá-lo como quiser), ou no botão Adicionar pessoas para convidar outros contatos para participar da reunião, mesmo via o email. Você pode, a qualquer momento, visualizar e copiar o link de participação clicando primeiro no botão Detalhes da Reunião, localizado no canto inferior esquerdo, e depois em Copiar informações de participação.

Como acessar o Google Meet Grid View

tagtech232.jpg
Quer acessar a visualização em Google do Google Meet para ver todos os participantes da conversa em uma única grade? Você pode habilitar este modo de exibição usando o navegador Google Chrome e uma extensão especial projetada para o mesmo.

Para fazer isso, conectado a este site a partir do Chrome, certifique-se de estar conectado à sua conta do Google (se não, você pode remediar clicando no botão Login no canto superior direito) e clique nos botões Adicionar e Adicionar extensão (este 'localizado pela última vez no pequeno painel que se abre).

Assim que esta operação for concluída, inicie uma reunião do Google Meet conforme visto acima: após esta operação, a extensão Grid View é automaticamente habilitada e seu menu disponibilizado no canto superior direito da tela da reunião.

Para definir as opções de visualização, mova o cursor do mouse sobre o ícone de grades riscadas e coloque a marca de seleção ao lado das opções que você mais gosta: Mostrar apenas os participantes com câmera, Destacar quem está falando, Incluir-se na grade ou Ativar sempre o visualização em grade. Quando terminar, clique no ícone mencionado para ativar o modo "grade". Foi mais simples do que pensei, não foi?

Observação: a opção Visualização em grade só pode ser acessada na versão web do Google Meet.

Como acessar o Google Meet no seu celular

tagtech233.jpg
Quer saber como acessar o Google Meet no celular e como acessar o Google Meet no tablet? Nesse caso, basta baixar o aplicativo oficial do serviço da Play Store, se você usa um dispositivo com sistema operacional Android, ou da App Store, se você usa um iPhone ou iPad. Os aplicativos funcionam da mesma maneira.

Após iniciar o aplicativo, toque no botão Continuar e, se necessário, toque nos botões Permitir / Autorizar várias vezes para dar ao aplicativo permissões de acesso à câmera, microfone, memória e notificações; se necessário, selecione a conta do Google com a qual deseja fazer login ou insira manualmente suas credenciais no campo de texto apropriado.

Agora, para ingressar em uma reunião existente, toque no botão Código da Reunião e insira o código que foi fornecido a você no campo de texto apropriado; quando terminar, toque no botão Participar da reunião para ser adicionado à sala de discussão.

Se, por outro lado, é sua intenção criar uma nova reunião, toque no botão Nova reunião e, se desejar, pressione o botão Compartilhar para enviar o link de participação através dos aplicativos instalados no sistema (ex. Gmail, WhatsApp , Telegram e assim por diante. Street). Quando terminar seus convites, toque no X no canto superior esquerdo para retornar à reunião.

Para bater papo com os participantes da reunião, toque no ícone de desenho animado; para ver pessoas ativas, toque no ícone de homens; para visualizar (e possivelmente compartilhar) o link de entrada para a reunião e / ou os arquivos anexados, toque no botão (i). Para saber mais sobre como o Google Meet funciona, recomendo a leitura do tutorial específico que dediquei ao tópico.

Como fazer login no Google Meet a partir do Classroom

Se você é professor e usa o Google Sala de aula para gerenciar seus cursos, pode aproveitar a integração do Google Meet para criar um link exclusivo relacionado à reunião do curso que, ao mesmo tempo, é exibido por todos os participantes no Seções "Stream" e "Del Work". Curso ". Essa possibilidade, no entanto, só pode ser usada se a conta estiver habilitada para o G Suite for Education.

PC

tagtech235.webp
Se você é um professor e deseja acessar o Google Meet do Classroom usando seu PC, primeiro conecte-se ao portal da web do serviço, faça login com sua conta do Google (se necessário) e selecione o curso para iniciar a reunião a lista dos ativos.

Agora, pressione o botão em forma de engrenagem na parte superior, localize a seção Geral na nova tela proposta e clique no botão Gerar Link Meet. Por fim, clique no botão Salvar localizado na parte superior. Para iniciar a reunião, vá para a seção Stream do Google Classroom, clique no link Meet imediatamente abaixo do código do curso e pressione o botão Join para abrir a reunião.
Se, por outro lado, você é um aluno, basta localizar o link da reunião nas seções Fluxo ou Trabalho do curso, clicar nesta última e depois no botão Participar.

Smartphones e tablets

tagtech236.webp
Se você for um professor, inicie o Classroom, selecione o curso para o qual deseja gerar a reunião e toque no símbolo de engrenagem para acessar suas configurações. Em seguida, pressione o botão (⋮) (no Android) ou (...) (no iPhone e iPad) localizado próximo ao texto Link para videoconferência, selecione o item Gerar link da reunião no menu exibido e toque no botão X para feche o painel.

A partir de agora, o link rápido para a videoconferência estará sempre disponível nas seções Stream e Trabalho do curso; para participar, seja você um professor ou aluno, basta tocar nele e no botão Participar da reunião. Para que tudo dê certo, no entanto, é essencial que o aplicativo Meet esteja previamente instalado no dispositivo. Mais informações aqui.

Como acessar o Google Meet com o link

tagtech237.webp
Para acessar o Google Meet com um link de convite recebido por chat, e-mail ou outro sistema de mensagens, você só precisa das credenciais da sua conta do Google (a menos que a reunião tenha sido iniciada por um titular de conta do G Suite / G Suite for Education) e, para agir como um smartphone e tablet, têm previamente instalado a aplicação oficial do serviço, disponível para Android, iOS e iPadOS.

Cumpridos esses requisitos, basta clicar ou tocar no link do convite para voltar à página do Meet (em um PC) ou para abrir o aplicativo automaticamente (em smartphones e tablets); em seguida, para entrar na reunião, toque ou clique no botão Participar.

Posteriormente, você será solicitado a fazer login com sua conta do Google ou indicar seu nome e sobrenome e, se necessário, conceder permissões ao navegador ou aplicativos para usar a webcam e o microfone. Isso é tudo!