Como baixar o Windows 11

Depois de ouvir tanto sobre o Windows 11 e todos os seus novos, você decidiu se informar um pouco e procurar informações sobre como obtê-lo e instalá-lo, para poder experimentá-lo e ver se é adequado para você. Resumindo, você precisaria de uma ajuda para entender como baixar o Windows 11, para atualizar seu computador para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft e gostaria de saber se posso ajudá-lo.

Se for esse o caso, tenho o prazer de anunciar que neste guia pensei em coletar as respostas para suas perguntas sobre os recursos, edições e requisitos necessários para instalar o Windows 11, mas principalmente sobre o procedimento de download e instalação do sistema operacional acima mencionado, tanto na forma de uma atualização quanto de uma imagem ISO para ser inicializada de qualquer computador via mídia USB ou DVD para realizar uma instalação “limpa” do mesmo.

Não se preocupe, quero assegurar-lhe imediatamente que os procedimentos de download e instalação do Windows 11 não são tão complexos quanto você imagina, aliás, também lhe digo que um pouco de paciência e um mínimo de atenção aos passos descritos aqui são suficientes para ser capaz de trazer concluída esta operação. O que você diz? É hora de se sentir confortável e seguir os passos simples deste guia? Se você concorda comigo, então desejo-lhe uma grande boa sorte e desejo-lhe uma boa leitura!

Índice

Informação preliminar

Antes de entrar nos detalhes dos procedimentos, acho apropriado especificar quais são as características do Windows 11, o que mais esse novo sistema operacional da Microsoft tem em comparação com o Windows 10 e quais as diferenças entre suas edições?

Bem, a ideia em torno da qual os desenvolvedores da Microsoft pretendiam criar esse novo sistema operacional é aproximar o usuário das pessoas e dos conteúdos que são mais importantes para ele. Razão pela qual o Windows 11 apresenta uma interface renovada e uma série de recursos todos voltados para estimular e facilitar a conexão com pessoas, notícias, mas também videogames, obras e, em geral, todo tipo de conteúdo que o usuário mais se importa.
tagtech390.webp
Para traduzir essa filosofia em uma relação de interação sistema-usuário, a Microsoft previu a criação de uma Microsoft Store completamente nova, onde os desenvolvedores podem carregar seus aplicativos com menos barreiras de custos e requisitos técnicos e onde os usuários podem baixar e usar aplicativos Android.

A Microsoft também confirmou que o novo mercado também oferece suporte a aplicativos de terceiros. Um exemplo? Os aplicativos disponíveis na Amazon Appstore e na Epic Store. Para acessar esses aplicativos é necessário ter uma conta nas respectivas lojas de terceiros. Essa compatibilidade é compatível com um subsistema específico do Windows para Android com suporte e atualizado pela Microsoft Store e pelo Windows Update.

O Windows 11 também traz uma lufada de ar fresco no gerenciamento de atualizações em segundo plano. Estes de fato se tornam "menores", para que possam ser gerenciados (na maioria das vezes) sem pedir nada ao usuário. As atualizações mais substanciais ocorrem anualmente.

Para aproximar o usuário do sistema de seu conteúdo também está um novo menu Iniciar baseado na tecnologia cloud e integrado ao Microsoft 365. De forma mais geral, a interface de widgets e janelas foi atualizada para ser parte integrante do uso do Windows: os espelhos agora pode conter informações imediatas, por exemplo sobre o clima ou no seu calendário, mas também o uso de vários desktops e o aplicativo Microsoft Teams, ambas ferramentas que podem ser personalizadas para uso de acordo com as preferências pessoais.
tagtech391.webp
Grande parte das novidades do Windows 11 é reservada aos gamers. Recursos exclusivos do Windows 11 são a integração com o Xbox Game Pass para uma interação muito mais rápida e intuitiva com seus títulos, a função Auto HDR, para melhorar automaticamente o realismo das cores nos jogos, também está incluída a tecnologia DirectStorage que permite salvar e otimizar a leitura em mídia SSD para minimizar os tempos de carregamento do jogo.

Quanto às edições do Windows 11, são oito.

  - Windows 11 Home

  - Windows 11 Pro

  - Windows 11 Pro for Workstations

  - Windows 11 Pro Education

  - Windows 11 Education

  - Windows 11 Enterprise

  - Windows 11 Mixed Reality

  - Windows 11 SE
Quanto ao Windows 10, portanto, as duas principais versões do Windows 11 são Home e Pro. As diferenças entre as duas referem-se exclusivamente à presença de funções específicas válidas sobretudo no ambiente de trabalho para a versão Pro. Essas funções incluem a de Desktop remoto, ou outros menos conhecidos, como o Active Directory ou acesso ao domínio NT.

Outra diferença está na compatibilidade de hardware que no Windows 11 Pro excede a do uso doméstico "normal" (por exemplo, o suporte para duas CPUs e até 2 TB de RAM). Recursos que tornam a versão Pro mais adequada para criar uma estação de trabalho. Em geral, a versão Home do Windows 11 é ideal para uso doméstico, mas também para pequenas e médias empresas ou escritórios do mesmo tamanho.

Preços do Windows 11

tagtech392.webp
Quanto ao preço do Windows 11, a Microsoft permite que você atualize para seu novo sistema operacional gratuitamente se você tiver uma licença válida para o Windows 10, caso contrário, você precisará comprar uma chave do produto para o Windows 11.

Para Windows 11 Professional, Windows 11 Home e licenças para atualizar e atualizar para o Windows 11. Além disso, recomendo que você também dê uma olhada nos pacotes de antivírus e Microsoft Office, especialmente o Office 2021, que é o pacote Microsoft mais atualizado.

Requisitos mínimos do Windows 11

tagtech393.jpg
Você acabou de ler os recursos mais importantes do Windows 11 e gostaria de saber quais são os requisitos mínimos do sistema para poder instalá-lo e usá-lo em seu PC? Nada mais simples.

Em primeiro lugar, o Windows 11 requer um processador de 1 GHz com pelo menos dois ou mais núcleos, compatível com sistema de 64 bits ou System on a Chip (SoC). No lado da memória, a quantidade mínima de RAM é de 4 GB, enquanto é necessário um espaço livre em disco de pelo menos 64 GB. Quanto aos recursos de vídeo, é necessário um processador gráfico compatível com DirectX 12 / WDDM 2.x e uma tela maior de 9 polegadas com resolução HD 720p.

Do ponto de vista do hardware, também é necessária a presença do microcontrolador TPM 2.0 (Trusted Platform Module 2.0, responsável pela criptografia sobre a segurança do hardware do PC), vou focar nisso com um capítulo específico.

Por fim, são necessários firmware de sistema compatível com UEFI, inicialização segura e uma conexão com a Internet necessária para configurar o Windows 11 Home. Precisamente neste último ponto também é importante enfatizar que você deve ter uma conta Microsoft para concluir com sucesso a configuração inicial. Se você ainda não o possui, pode corrigi-lo imediatamente consultando meu guia: como criar uma conta da Microsoft.

Esses são os requisitos mínimos para instalar e usar o Windows 11, mas obviamente quero esclarecer que funções específicas podem exigir especificações adicionais. Por exemplo, para Auto HDR você precisa de um monitor compatível com HDR, ou para a função DirectStorage você precisa ter um SSD NVMe e uma placa de vídeo com suporte a DirectX 12 e um modelo de shader 6.0. Para obter recursos de hardware específicos completos, encontre mais informações aqui.

Como você diz? Seu computador não atende exatamente aos requisitos mínimos oficiais fornecidos pela Microsoft e você gostaria de saber se ainda existe uma maneira de atualizar para o Windows 11? Bem, o que posso dizer neste caso é antes de tudo verificar através da ferramenta especial da Web publicada pela Microsoft nesta página. Além disso, você pode verificar ainda mais se sua CPU está na lista de suportes.

Com o lançamento da versão estável do Windows 11, a Microsoft também lançou um prático assistente de instalação do Windows 11, que pode ser baixado diretamente do site dedicado ao download do sistema operacional. Usá-lo é muito simples: conectado a esta página e no assistente de instalação do Windows 11, clique no botão Baixar agora e decida onde salvar o arquivo .exe clicando no botão Salvar.

Agora vá para o caminho onde você salvou o arquivo e abra-o com um duplo clique, depois pressione o botão Sim. Se o aplicativo PC Integrity Control não estiver atualizado, o programa sugere que você atualize, neste caso clique no botão Atualizar . Se você não obtiver progresso, isso pode significar que você precisa baixar o aplicativo, então clique no item do aplicativo Get PC Health Check.

Na nova página da web, clique em BAIXAR O APP DE VERIFICAÇÃO DE INTEGRIDADE DO PC, mais uma vez decida onde baixar o arquivo, clique no botão Salvar. Agora abra o novo arquivo com um clique duplo e marque a caixa para aceitar os termos do Contrato de Licença, depois clique no botão Instalar. Quando terminar, clique no botão Concluir para abrir o programa e clique no botão Verificar agora. Feito isso, se o seu PC for compatível, uma mensagem na tela será exibida, caso contrário, o requisito insatisfeito será mostrado.

Como teste adicional, você também pode retornar à tela do assistente de instalação do Windows 11 e clicar no botão Atualizar para obter o resultado da verificação. Em essência, o programa PC Health Check fornece feedback mais detalhado do que a verificação mais rápida do Assistente.

Se mesmo após essas verificações adicionais você encontrar incompatibilidade com os requisitos da Microsoft para o Windows 11, digo que você ainda pode instalar o Windows 11 em PCs antigos, mas com algumas limitações. Antes de tudo, você não pode seguir o procedimento de atualização simples, mas deve continuar com uma instalação limpa da ISO, também deve considerar que a Microsoft não garante atualizações para sistemas que instalaram o Windows 11 sem respeitar os requisitos, nem garante a estabilidade do sistema (ou pior, qualquer mau funcionamento do sistema). Em última análise, esta é uma solução arriscada para fins de segurança e garantia de compatibilidade do sistema.

Como baixar o Windows 11 de graça

tagtech394.webp
Dito isso, agora que você conhece os requisitos de sistema do Windows 11, é hora de agir e aprender como baixar o Windows 11.

Após uma longa espera, finalmente chegou a data final de lançamento do Windows 11 (para ser mais preciso, 5 de outubro de 2021), portanto, todos os computadores que atendem aos requisitos mínimos são potenciais destinatários da atualização. Esta é, na verdade, uma atualização gratuita do Windows 10, relatada pela própria Microsoft na forma de uma atualização.

A Microsoft especificou que a disponibilidade da atualização pode variar em termos de data com base no monitoramento das características de hardware de PCs com Windows 10. A perspectiva de tempo é meados de 2022, um período dentro do qual todo hardware qualificado para Windows 11 receberá o convite para atualização.
tagtech395.jpg
Ao contrário da versão beta, para baixar a versão estável, você não precisa se inscrever em nenhum programa (estou me referindo ao Windows Insider). Como você diz? Deseja ter certeza de que pode obter a atualização para o Windows 11? Neste caso, você pode seguir estes passos: clique no botão Iniciar, digite "configurações" e pressione a tecla Enter, role a janela que se abre e clique no item Atualização e segurança, finalmente clique no botão Verificar atualizações.

Se o seu sistema estiver pronto para receber o Windows 11, isso será relatado diretamente nesta janela. Obviamente, você pode fazer o mesmo mesmo que tenha comprado recentemente um PC com Windows 10. De fato, as configurações mais recentes vendidas com a décima versão do sistema operacional da Microsoft, provavelmente, possuem um equipamento capaz de suportar o Windows 11.

Quanto ao procedimento em si, após clicar no botão de verificação da disponibilidade de novas atualizações, se o seu PC atender aos requisitos, o botão Baixar e instalar é exibido. Prossiga clicando no botão Aceitar e instalar e aguarde a conclusão do download da atualização. Após a conclusão, o botão Reiniciar é mostrado, você pode prosseguir clicando nele.

Parabéns! Se tudo correu bem, no final da atualização você pode finalmente usar o novo Windows 11. No entanto, se você quiser descobrir como instalar o Windows 11 a partir da ISO, talvez para usá-lo em um PC diferente daquele com Windows 10 via atualização, continue com a leitura dos próximos capítulos.

Como baixar o Windows 11: ISO

tagtech396.png
Se você deseja baixar os arquivos de instalação do Windows 11 para criar um pendrive ou DVD para a instalação do sistema operacional, saiba que com a versão final do sistema operacional não é mais necessário estar inscrito no programa Windows Insider . Calma, vou explicar como baixar o Windows 11 gratuitamente.

O procedimento começa nesta página onde você pode clicar no menu suspenso Selecione o download em Download da imagem de disco do Windows 11 (ISO) para escolher a opção Windows 11. Em seguida, clique no botão Download e depois no menu suspenso Escolher menu para baixo um idioma para selecionar Português e pressione a tecla Confirmar. Por fim, clique no botão Download de 64 bits para iniciar o download.

Selecione o caminho onde deseja salvar o arquivo (se não souber onde, escolha a área de trabalho) e pressione o botão Salvar. O peso total do download é de cerca de 5 GB (consequentemente a mídia na qual transferir/montar o ISO deve ser de pelo menos 8 GB).

Desde o lançamento oficial da primeira versão estável do Windows 11, a Microsoft também lançou uma ferramenta de criação de mídia de instalação do Windows 11, cujo objetivo é criar suporte para uma instalação limpa do sistema operacional. Para utilizá-lo, vinculado a esta página e ao item Criando mídia de instalação para Windows 11, clique no botão Baixar agora e decida onde baixar o arquivo clicando no botão Salvar.

Prossiga abrindo o arquivo que você acabou de baixar com um duplo clique e pressione o botão Sim, aguarde o upload e clique no botão Aceitar, depois clique no botão Avançar. Em seguida, escolha entre unidade flash USB e arquivo ISO, a primeira opção para criar diretamente uma mídia USB, enquanto a segunda para baixar a imagem ISO e depois gravá-la em DVD (por exemplo).

Para criar um pendrive, insira um de pelo menos 8 GB e só então clique no botão Avançar para selecioná-lo dentre os disponíveis. Em seguida, clique no botão Avançar mais uma vez. Claramente, qualquer arquivo contido no pendrive será removido, portanto, certifique-se de que não haja dados importantes. Ao final do procedimento, você pode fechar o programa e continuar com o procedimento de instalação do Windows 11.

Se você fizer o download do ISO, basta pressionar o botão Avançar, escolher onde baixar a imagem e clicar no botão Salvar, depois copiar "manualmente" o ISO para o USB. Existem várias maneiras de fazer isso, como descrevi para você neste tutorial, no entanto, o procedimento envolve as seguintes etapas
- Certifique-se de que a capacidade de mídia seja de pelo menos 8 GB, que você tenha uma conexão rápida com a Internet (você pode fazer um teste seguindo este guia)

- Baixe o software Rufus conectando-se a esta página e clicando no link Rufus [número da versão] na seção Download.

- Conecte o pendrive e inicie o Rufus clicando duas vezes no ícone do programa e selecione o pendrive no menu suspenso Drive, MBR como esquema de partição, BIOS (ou UEFI CSM) como sistema de destino, NTFS como sistema de arquivos, 4096 bytes ( Padrão) como tamanho do cluster, atribua um nome de sua escolha escrevendo-o na caixa de rótulo do volume e, finalmente, clique na seta Exibir opções avançadas de unidade e marque as caixas de seleção Formato rápido, Criar rótulo estendido e arquivo de ícone e Testar blocos defeituosos da unidade por atribuindo-o ao menu suspenso a escolha 1 passo. Por fim, clique no botão SELECT ao lado do item Boot selection para navegar pelas pastas e selecione o Windows 11 ISO baixado anteriormente.
Concluídas essas etapas, inicie tudo pressionando o botão INICIAR e o botão OK para avisá-lo da perda de todos os dados dentro do pendrive. Ao final do processo, sua unidade USB está pronta para ser usada. A outra possibilidade é gravar o ISO em DVD e estou falando sobre isso no meu artigo como gravar arquivos ISO.
tagtech397.webp
Finalmente, existe uma terceira maneira de abrir o ISO sem necessariamente gravá-lo em mídia USB ou DVD: abra-o como uma pasta normal.

Você leu certo, você pode clicar duas vezes no ISO do Windows 11 para abri-lo "montando" a imagem, então você só precisa transferir o arquivo ISO como está para qualquer pendrive ou DVD com espaço suficiente para abri-lo, deixando-o para permitir que o próprio Windows monte a imagem. A limitação está no fato de ter que abrir o arquivo a partir de um sistema operacional Windows, ou com um programa de terceiros que possa montar o ISO para visualizar seu conteúdo.

Assim que a preparação da ISO estiver concluída, você pode ir diretamente para o procedimento de instalação, se estiver procurando mais informações sobre como passar na verificação do módulo TPM 2.0.

Como baixar o Windows 11 sem TPM

tagtech398.webp
Como você mesmo viu lendo os requisitos mínimos do Windows 11, para instalar este novo sistema operacional da Microsoft seu PC deve ter um módulo TPM 2.0.

Bem, se você está interessado em aprender mais sobre isso, por que não verificar se o seu PC está equipado com este módulo? O método mais rápido é pressionar a tecla Iniciar, digitar Gerenciador de Dispositivos e pressionar a tecla Enter. Agora role a lista de diferentes dispositivos e clique no item Dispositivos de segurança: se o seu PC tiver um módulo TPM 2.0, você deverá encontrar a palavra Trusted Platform Module 2.0.
tagtech399.webp
Se você descobriu que tem o módulo, pode seguir os conselhos acima, caso contrário, tente fazer alterações no registro.

Esse tipo de modificação pode ser muito perigoso, a ponto de comprometer seriamente o funcionamento normal e regular do sistema operacional e causar vulnerabilidades e erros no sistema. Minha sugestão é evitar essa solução, exceto no caso de você achar que é um usuário avançado.

Se você ainda acha que vale a pena tentar, comece abrindo o menu Iniciar, digite regedit e pressione a tecla Enter. Agora digite HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ Setup na barra de endereços na parte superior e pressione a tecla Enter.
tagtech400.jpg
Prossiga clicando com o botão direito do mouse na pasta Setup (à esquerda), escolha os itens New> Key no menu que se abre e atribua o nome LabConfig à chave. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na chave recém-criada, selecione Novo> Valor DWORD (32 bits) e escreva BypassTPMCheck configurando o valor da nova chave criada para 1.

Repita a mesma operação criando os valores BypassRAMCheck e BypassSecureBootCheck e definindo-os como 1. Quando terminar, feche o Editor do Registro. Se o procedimento for bem-sucedido, você poderá iniciar a instalação do Windows 11 normalmente.

Como baixar o Windows 11 beta

tagtech401.webp
Se você está procurando como baixar o Windows 11 Insider e, portanto, como baixar a versão beta do Windows 11 para experimentar alguns recursos do sistema operacional em pré-visualização (desde que abra mão de alguma estabilidade), saiba que você pode faça isso facilmente assinando o programa oficial especial da Microsoft.

O procedimento começa registrando-se neste link depois de fazer login em sua conta da Microsoft clicando no logotipo da silhueta humana no canto superior direito e digitando seu e-mail e senha, depois clicando no botão Avançar.

Com o lançamento da versão estável do Windows 11, no momento da redação deste artigo, você ainda pode baixar uma versão beta em formato de imagem ISO, semelhante ao que expliquei a você, mas selecionando a respectiva versão beta no menu suspenso . Para a criação da mídia de instalação, aplicam-se as mesmas instruções acima.

Versão beta ou não, agora deixe-me guiá-lo pelo processo de instalação e configuração básica do Windows 11.

Como instalar o Windows 11

tagtech402.jpg
Seja qual for o método escolhido para usar a ISO do Windows 11, tudo o que você precisa fazer é iniciar o programa de instalação clicando duas vezes no arquivo Setup.exe.

Alternativamente, você pode inserir a chave USB ou DVD com os arquivos de instalação do Windows no PC e inicializar o boot a partir da unidade em questão. Para isso, entre na BIOS e defina os dispositivos USB ou DVD como as principais preferências na hierarquia de boot (se você não souber como fazer, siga o que expliquei aqui).

Neste ponto, na primeira tela de instalação do Windows, escolha o idioma, o formato de data e moeda e o idioma do teclado, respectivamente, no primeiro, segundo e terceiro menus suspensos.

Após clicar no botão Avançar, você pode inserir imediatamente uma Chave do Produto para registrar a cópia do sistema operacional, ou pode prosseguir sem, selecionando o item Não tenho chave do produto e pressionando o botão Avançar.

Na nova tela, marque a caixa de termos e condições e clique no botão Avançar novamente. Agora você pode escolher se deseja continuar com uma instalação que mantém os arquivos e configurações atuais do Windows ou com uma instalação limpa.

Há uma diferença substancial entre esses dois métodos de instalação: a primeira opção, selecionável marcando o item Manter configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos, instala o Windows 11 enquanto mantém os programas, preferências do sistema e arquivos intactos (se você iniciar do Windows 10 em um computador compatível); o segundo, em vez disso, selecionável marcando as opções alterar o que manter> nada, exclui tudo o que está presente no PC para retornar uma versão "limpa" do Windows 11.

Se você optar por manter as configurações atuais, as etapas subsequentes podem diferir um pouco (então, espere menos etapas) daquelas descritas abaixo, onde relato as "mais completas" para concluir uma instalação limpa.

Depois de confirmar sua escolha e indicar a unidade na qual deseja instalar o sistema operacional (você pode optar por formatá-lo ou não; se não formatá-lo, os dados atuais não serão excluídos, mas todos os arquivos relacionados à instalação antiga do Windows será movido para a pasta Windows.old), aguarde a instalação e qualquer tempo de formatação e aguarde a reinicialização do PC.

Após a reinicialização, uma nova tela de configuração do Windows 11 será aberta: selecione a região em que você está, atribua um nome ao seu PC, faça login com sua conta da Microsoft digitando seu e-mail e senha e clique no botão Avançar.
tagtech403.webp
Na nova tela, defina um PIN para entrar no sistema mais rapidamente a partir da tela de bloqueio, clique no botão Avançar, selecione se deseja restaurar os arquivos das configurações anteriores do OneDrive ou se deseja definir as preferências do zero clicando nos respectivos botões e clique no botão Próximo botão. Na nova tela, escolha suas preferências de privacidade e pressione o botão Avançar.

Nas duas últimas telas, escolha se deseja definir suas preferências de personalização pessoal selecionando interesses na lista e clique no botão Avançar ou Ignorar se não desejar expressar preferências. Na última etapa, escolha se deseja salvar os arquivos no OneDrive e clique no botão Avançar.

Ao fazer isso, o Windows 11 iniciará sua primeira configuração e, após essa última espera, você estará pronto para usá-lo como seu novo sistema operacional!
tagtech386.jpg